São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998
Texto Anterior | Índice

Atividade requer licença

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Engana-se quem pretende ser dono do próprio negócio apenas comprando um carrinho de refrigerante ou montando um quiosque de alimentos em qualquer esquina.
"Muitos não sabem que para trabalhar na rua é necessário ter uma licença", afirma a consultora Dorly Martins, 37, do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A entidade aconselha ao candidato a empreendedor montar um negócio mais estruturado. "Se alguém quer trabalhar no ramo da alimentação, poderá começar por uma microempresa de entrega, dentro da própria casa, por exemplo."
Já a compra de máquinas para diversificar a oferta nos estabelecimentos comerciais pode ser uma boa estratégia de venda. "Às vezes, a máquina não gera o lucro esperado, mas atrai clientes para outros produtos dentro da loja."
Para a consultora, antes de adquirir um equipamento, é preciso fazer um planejamento sobre os prováveis lucros e prazos de retorno do investimento.
Verificar a aceitação do produto na região, assim como os possíveis concorrentes, também é indispensável. "Nenhum retorno vem a curto prazo. Se a pessoa quer se tornar um empresário, ela deve pensar nas vantagens e nos riscos."

Sebrae - (0800) 78-0202.

Texto Anterior: Empenho de autônoma é menor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.