São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998
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Injeção eletrônica exige gasolina de qualidade e limpeza periódica

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ser dono de um veículo equipado com injeção eletrônica de combustível significa, na maioria dos casos, ter menos dor de cabeça com manutenção, devido ao seu eficiente funcionamento.
O motorista deve, no entanto, sempre estar atento à qualidade da gasolina. O combustível de baixa qualidade prejudica o funcionamento da injeção eletrônica por permitir o acúmulo de sujeira nos bicos que injetam gasolina nos cilindros e por conter água demais.
"É muito importante comprar gasolina em postos confiáveis", alerta Breno Breinis, da Planet Motors, oficina especializada em sistema de injeção eletrônica.
Breinis diz que os bicos injetores devem ser limpos a cada 40 mil quilômetros, em média. Só um especialista pode fazer esse serviço.
O que é
A injeção eletrônica passou a equipar todos os veículos produzidos no país. Essa é uma necessidade das montadoras para adequar seus produtos às normas do Programa Nacional de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Pelo Proconve, os automóveis deveriam, regressivamente, chegar à quantia de 0,5% de monóxido de carbono emitido pelos escapamentos, prazo que foi cumprido até o ano passado.
"Isso só foi possível com a adoção da injeção eletrônica e do catalisador", afirma Nucci.
O catalisador é um aparelho instalado no sistema de escape do carro com a função de "purificar" os gases tóxicos emitidos.
Para dosar a quantidade de combustível que alimentará a câmara de combustão, a injeção eletrônica trabalha com dados captados por sensores espalhados por várias partes mecânicas do carro.
Esses sensores medem, entre outras coisas, a quantidade e a temperatura do ar que entra para realizar o processo de combustão, a rotação do motor, o líquido de arrefecimento (refrigeração) etc.
Com todos esses dados processados, o sistema é capaz de controlar eficientemente a quantidade do combustível que será injetado.
Existem dois tipos de injeção eletrônica: monoponto e multiponto. A primeira funciona com apenas um bico injetor para todos os cilindros. A segunda trabalha com um bico injetor para cada cilindro do motor. Nesse sistema, a eficiência do processo é bem maior.
(LS)

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