São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importações caem e país tem superávit

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Coréia do Sul apresentou em maio um superávit de US$ 4,26 bilhões na balança comercial, segundo dados preliminares do banco central do país. No mesmo mês de 97 houve déficit de US$ 897,3 milhões.
Porém esse resultado positivo não ocorreu por causa de aumento das exportações, que caíram 0,1% em relação a maio do ano passado, mas em razão de uma queda de 30,8% nas importações sul-coreanas no mesmo período.
Além disso, o otimismo gerado pelo superávit comercial foi reduzido pelo anúncio, ontem, de uma queda na produção industrial de 10,8% em relação a maio do ano passado, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas do país.
No mesmo período entre 96 e 97, a produção crescera 4,1%. Para o órgão coreano, a queda era esperada, já que a produção industrial caiu, de novembro a março, em média 3% ao mês.
Os economistas do país acreditam que, por ser causado pela queda nas importações, o superávit não pode ser considerado benéfico, pois pode indicar no futuro incapacidade em adquirir matérias-primas para sustentar um crescimento das exportações.

Texto Anterior: Coréia determina venda de 'bancos podres'
Próximo Texto: Rand, moeda sul-africana, recua 5%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.