São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira as principais formas de atuação dos hooligans ingleses

HUMBERTO SACCOMANDI
DO ENVIADO A SAINT-ÉTIENNE

Veja abaixo as principais características e como agem os hooligans ingleses durante a Copa.
Roupa
O uniforme hooligan é camiseta -a da seleção inglesa, branca ou vermelha, ou que contenha alguma alusão à Inglaterra, o que denota um caráter nacionalista, calça jeans ou shorts, tênis ou sandália. Aparentemente, não há preocupação com grifes ou marcas.
Aparência
Boa parte anda com a cabeça careca ou quase, comum nos movimentos de extrema-direita. Mas não se pode dizer que seja a maioria. Muitos têm o cabelo curto. Cabelo e barba compridos definitivamente não fazem o estilo hooligan. Alguns têm cabelo pintado. Quase não há adereços, como brincos, colares, pulseiras etc. Tatuagem é muito comum. Excesso de peso não é incomum.
Movimentação
Andam sempre em grupos, até em grupos pequenos, de quatro ou cinco pessoas. Falam alto e cantam muito, normalmente as músicas de futebol e canções nacionalistas. São quase sempre inconfundíveis, devido ao comportamento e à aparência inglesa.
Bebida
Bebida alcoólica é parte imprescindível, como se, sem beber, eles não conseguissem chegar ao estágio necessário para a ação. A bebida preferida é a cerveja. Circulam com latas e garrafas (que se tornam armas) a qualquer hora do dia e da noite. Na falta de cerveja, uma bebida mais forte, como gim, serve. Não gostam vinho. Invadem os bares em grupos.
Provocação
Parecem ter uma orientação clara de evitar a primeira agressão, para depois terem a desculpa de que os outros (seja quem for) começaram. Por isso, passam o tempo todo provocando os adversários em potencial (torcidas rivais, grupos locais, polícia). Essa provocação inclui xingamentos (a língua inglesa é farta disso), gestos ofensivos (queimar bandeiras e camisas do adversário, por exemplo), mostrar a bunda etc. Adotam ofensas racistas.
Mídia
São receptivos à mídia, antes e após a ação. Procuram passar uma imagem de alegre torcida, sempre rejeitando a violência. Depois que ela ocorre, dizem que foram agredidos primeiro. Resistem muito à prisão, o que acaba resultando em imagens de violência policial, benéfica a eles. Parte da mídia britânica, mesmo sendo contra o hooliganismo, os defende alegando excesso de violência policial.
Polícia
São extremamente irritadiços à visão de um policial, especialmente se for da tropa de choque. Segundo autoridades, estão acostumados à polícia desarmada do Reino Unido e se sentem vigiados ou reprimidos à presença de policiamento ostensivo. Arranjam qualquer desculpa para provocar e discutir com policiais. Uma rua fechada atrairá dezenas deles, que querem passar para o outro lado sem dar uma volta. Isso pode render longas discussões.
(HuSa)

Texto Anterior: A maldição da lógica
Próximo Texto: Distúrbios antecederam estréia do time na Copa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.