São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a questão econômica

PAULO DANIEL FARAH
DA REDAÇÃO

O Iêmen é um dos países árabes mais pobres, com uma economia baseada principalmente no petróleo (cerca de 80% das exportações), descoberto em 1984, no turismo e na agricultura. Apesar de cultivar café, algodão e algumas frutas (melancia, uva, tâmara), o país importa alimentos.
O papel do turismo, responsável por cerca de 12% do Produto Interno Bruto, vinha crescendo nos últimos anos, mas o sequestro de estrangeiros, cada vez mais frequente, tem prejudicado o setor.
Até 1990, iemenitas que trabalhavam na Arábia Saudita ajudavam a compensar o déficit, de quase US$ 300 milhões em 97. Mas, após a Guerra do Golfo (1991), a maioria deles foi obrigada a voltar ao país, depois de perder os privilégios especiais que o governo saudita lhes concedia. Grande parte da população do Iêmen apoiou o Iraque durante a guerra.
O país aderiu ao Consenso de Washington, a receita preconizada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e pelo Bird (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para estabilizar e ajustar a economia dos países periféricos. O governo iemenita tem combatido a inflação e realizado reformas estruturais (privatizações, liberalização financeira e comercial).
O corte de subsídios a produtos básicos provocou um aumento -de até 40%- no preço do petróleo, do querosene, do gás de cozinha e de alguns alimentos.
(PDF)

Texto Anterior: Raio-x do Iêmen
Próximo Texto: Entenda a situação política
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.