São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falsário preso é o 1º de peso, diz secretária

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A secretária nacional da Vigilância Sanitária, Marta Nóbrega, disse que ontem foi preso o primeiro falsificador de peso desde que começaram as investigações sobre fraudes de medicamentos no país.
Ontem, foi preso em Belo Horizonte um acusado de falsificar remédios do laboratório Endoterápica do Brasil Indústria Farmacêutica. Segundo a Vigilância, ele tinha um laboratório do tipo "fundo de quintal" que produzia cópias falsas de remédios do Endoterápica verdadeiro -que se localiza no Rio de Janeiro.
Antes dessa prisão, ela havia dito que as investigações sobre as falsificações só haviam levado à detenção de pequenos fraudadores.
Por causa disso, a secretária adiou para a semana que vem o anúncio de possíveis medidas contra a Ação Distribuidora, de Belo Horizonte. A empresa está envolvida na venda de medicamentos falsificados, como o Androcur (contra câncer da próstata) e remédios para a Aids.
Ela afirmou que decidiu voltar a atenção para essa distribuidora porque apareceu um novo caso de Androcur falsificado vendido pela Ação em Santa Catarina.
"Sabíamos que a Ação havia vendido lotes de produtos falsificados para o Rio Grande do Sul e Belo Horizonte. Esses medicamentos já haviam sido recolhidos pela Vigilância. Como esse produto está aparecendo de novo? A Ação não nos informou sobre essa venda para Santa Catarina", disse.
Marta afirmou que o fato de uma distribuidora vender produtos muito abaixo do preço do próprio fabricante é um indicativo de que pode haver problema.
"Quando um órgão público ou hospital receber, durante uma concorrência, uma oferta de preço de medicamento que seja muito menor que a do produtor, e é lógico que todos nós agora estamos muito desconfiados, ele deve verificar por que o preço está tão barato e mandar analisar a qualidade do remédio em um laboratório."

Texto Anterior: 'Fórmula é a coisa mais simples do mundo'
Próximo Texto: Empresa queima remédio em terreno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.