São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem manda em casa sou eu

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Jogar em casa sempre foi uma vantagem. E não é novidade. Na história das Copas, isso está mais do comprovado. Argentina, Inglaterra, Itália e Uruguai são potências mundiais, mas só venceram pela primeira vez um título quando organizaram a Copa.
Países de pouca tradição no futebol, como Chile, México, Suécia e Suíça, só foram ter participações decentes em Mundiais quando organizaram o evento.
O fator campo, porém, não inclui só torcida a favor e estádio conhecido. O "extra-campo" também faz parte do jogo.
Em 34, o ditador italiano Mussolini assistiu a todos os jogos da sua equipe. Um de seus generais, Giorgio Vaccario, garantiu a realização da Copa na Itália, competição "montada" para ser vencida pelos fascistas.
Em 66, na Inglaterra, erros de arbitragem contribuíram para o triunfo dos "inventores do futebol".
Com pressão dos militares e acusação de suborno no jogo contra os peruanos, os argentinos levantaram a taça em 78.
A França comprova este ano a força dos anfitriões, chegando pela primeira vez em sua história às finais, com uma campanha melhor que a do Brasil -os franceses conseguiram cinco vitórias e um empate.
Não é à toa que a briga para ser a sede da Copa do Mundo de 2006 está acirrada, especialmente entre Alemanha e Inglaterra.

Texto Anterior: Atacante croata ainda pode ser artilheiro isolado
Próximo Texto: Buemba! O Zidane tem chulé debaixo do braço!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.