São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998
Texto Anterior | Índice

Polícia prende seis acusados de planejar explosões em Londres

Presos seriam de um grupo terrorista católico

ISABEL VERSIANI
DE LONDRES

A polícia britânica prendeu ontem seis pessoas acusadas de planejar a detonação de explosivos em Londres.
O grupo (cinco homens e uma mulher) seria, segundo informação da polícia, ligado a uma organização terrorista católica da Irlanda do Norte contrária ao acordo de paz acertado para a região.
A prisão dos acusados, que se passavam por estudantes, foi o resultado de uma investigação conjunta das polícias britânica e irlandesa. Outros três católicos foram detidos em Dublin (República da Irlanda) e na cidade de Dundalk, na fronteira da Irlanda, também por posse de explosivos.
As prisões foram anunciadas ao final de um dia de grande tensão para a Irlanda do Norte. Na madrugada de ontem, um grupo de centenas de protestantes tentou forçar sua passagem por uma rua de católicos na cidade de Portadown. Cinco policiais ficaram feridos no confronto.
Os distúrbios em Portadown começaram quando autoridades locais proibiram a organização protestante Ordem de Orange de marchar pela rua Garvanghy, no último domingo. Cerca de 25 mil membros da organização estão concentrados na cidade. Insistem que só sairão de lá se forem autorizados a concluir a passeata.
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, propôs ontem que representantes da Ordem de Orange e dos residentes da rua Garvanghy tentem negociar alguma saída para o impasse hoje de manhã.
Os contatos entre as partes, que não se encontrarão diretamente, será intermediado por um assessor de Blair.

Texto Anterior: Guerrilha ELN aprova diálogo das Farc com governo da Colômbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.