São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998
Próximo Texto | Índice

Schumacher vence em GP inusitado

RODRIGO FRANÇA
DA REPORTAGEM LOCAL

Graças à forte chuva, à intervenção do safety car na pista, a um erro de Mika Hakkinen, da McLaren, e a uma interpretação "estratégica" do regulamento, o piloto alemão Michael Schumacher, da Ferrari, venceu ontem seu primeiro GP da Inglaterra de F-1, completando a corrida, inusitadamente, nos boxes.
Com o resultado, o alemão, que renovou contrato com sua equipe até 2001, fica apenas dois pontos atrás do líder do Mundial, Hakkinen, que chegou em segundo, deixando ainda mais aberta a disputa pelo título.
Foi outra vitória polêmica na carreira do piloto. A Ferrari foi avisada, a três voltas do final, que Schumacher teria de cumprir uma punição nos boxes de 10 segundos.
O piloto desrespeitou uma bandeira amarela, provocada pela rodada do japonês Toranosuke Takagi, da Tyrrell, na 43ª volta.
Por garantia, a Ferrari preferiu chamar o piloto na última volta, para que ele cruzasse a linha de chegada na entrada dos boxes.
Como a penalidade não apareceu nos monitores de televisão, nem foi informada à Ferrari, até 25 minutos depois de ter acontecido, a direção da prova acabou não descontando os dez segundo do tempo final de Schumacher, apesar dos protestos da Mc Laren.
"Foi muito confuso", disse Schumacher, que chegou a voltar para a pista depois de "cumprir a punição". "Quando saí do carro, não sabia se tinha vencido o GP."
Erro
A corrida foi iniciada sem chuva mas com a pista molhada. Na largada, Hakkinen saiu na frente, seguido por Schumacher e por David Coulthard, da McLaren, que se aproveitou de uma má largada de Jacques Villeneuve, da Williams.
Com os pneus Bridgestone mostrando melhor desempenho em pista pouco molhada, Coulthard ultrapassou Schumacher. O escocês, no entanto, acabou saindo da pista depois de perder o controle do carro devido à forte chuva que caiu no meio da prova.
As más condições da pista provocaram rodadas e abandonos de diversos pilotos, entre eles os brasileiros Ricardo Rosset, Rubens Barrichello e Pedro Paulo Diniz.
Para retirar os carros em pontos perigosos do circuito, o safety car entrou na pista, reagrupando os pilotos. Assim, Hakkinen perdeu a folgada vantagem que tinha com relação a Schumacher que, em segundo, o pressionava após a relargada, quando o safety car saiu.
A nove voltas do final, o finlandês, que já tinha rodado na 42ª volta, saiu da pista e, desta vez, acabou perdendo a liderança.
Eddie Irvine, da Ferrari, chegou em terceiro, após uma corrida de recuperação - largou mal e caiu para a 10ª posição na primeira volta. Alexander Wurz foi o quarto, seguido por Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher, que marcou o primeiro ponto da Jordan em 98.

Com agências internacionais

Próximo Texto: O GP da Inglaterra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.