São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para time, Ronaldinho amarelou

ALEXANDRE GIMENEZ; JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO; MARCELO DAMATO; MÁRIO MAGALHÃES; NOELLY RUSSO; RODRIGO BERTOLOTTO
DOS ENVIADOS A SAINT-DENIS

O atacante Ronaldinho "amarelou". Essa é a avaliação do lateral-esquerdo Roberto Carlos, amigo do atacante e seu companheiro de quarto na concentração da seleção brasileira, em Lésigny. No jargão futebolístico, "amarelar" significa sucumbir à pressão.
"A tensão do jogo fez com que ele se sentisse mal. Acho que foi emocional. Ele tem apenas 21 anos de idade, é o melhor jogador do mundo, têm contratos, sofre pressões e exigências. Uma hora isso ia acontecer. Infelizmente aconteceu na final da Copa", disse.
Segundo Roberto Carlos, Ronaldinho começou a sentir-se mal ontem de madrugada, por volta das 4h. Quando viu o estado do atacante, Roberto Carlos foi chamar o médico Lídio Toledo.
"Na verdade, ele estava meio caído. Estava estranho. Até ele mesmo não sabia o que tinha. Era só olhar para o Ronaldo para sentir que ele não estava bem", completou o lateral brasileiro.
Roberto Carlos disse que tentou acalmar o atacante. "Não posso falar no nome do doutor (Lídio Toledo). Mas quero falar que o Ronaldo se esforçou para jogar. Conversando com ele dentro do quarto, eu disse que se o doutor afirmasse que ele não tinha condições, é porque não daria para jogar", disse.
Um outro jogador da seleção afirmou que Ronaldinho cambaleou na concentração, mas não chegou a desmaiar. Por causa disso, o atacante chegou a tomar alguns medicamentos.
Segundo Lídio Toledo, Ronaldinho teve apenas uma tontura. "Ele passou mal, teve uma tonteira. Agora ele está ótimo, está tudo bem. Foi uma hipostenia", disse o médico depois da partida de ontem. Segundo o dicionário Aurélio, hipostenia significa diminuição de forças, enfraquecimento.
Toledo afirmou que o atacante não foi levado para um hospital fazer exames médicos.
Porém um boletim da Fifa, distribuído momentos antes do jogo, afirma que Ronaldinho foi levado para um hospital de Paris para fazer exames médicos.
Ronaldinho chegou ao Stade de France às 20h10 (horário da França) -50 minutos antes do início do jogo contra a França com o médico Joaquim da Mata.
O estado de Ronaldinho fez com que sua performance na partida contra a França fosse pífia. O atacante passou a maioria do jogo parado, não conseguindo realizar suas jogadas.
O melhor momento do atacante foi no segundo tempo, aos 10min. Roberto Carlos fez um cruzamento. A bola chegou aos pés de Ronaldinho. Porém o atacante chutou fraco, nas mãos do goleiro Barthez.
O médico da Internazionale de Milão, Piero Volpi, afirmou ontem que irá avaliar Ronaldinho quando ele retornar para a Itália, depois do período de férias a que o atacante terá no Brasil.
Segundo o médico, é um absurdo afirmar que o atacante precisa de uma cirurgia em seu joelho direito.
Ronaldinho reclamou durante a Copa do Mundo de dores no local. O brasileiro recebe US$ 500 mil por mês de sua equipe.
Segundo Lídio Toledo, médico da seleção brasileira, o atacante tem uma instabilidade na rótula do joelho. Esse problema foi causado por desenvolvimento muscular acelerado. Toledo recomendou reforço no local -com exercícios de musculação- e bolsa de gelo após os treinos.
(ALEXANDRE GIMENEZ, JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO, MARCELO DAMATO, MÁRIO MAGALHÃES, NOELLY RUSSO E RODRIGO BERTOLOTTO)

Texto Anterior: O galo em gala
Próximo Texto: Namoro de atacante continua em ritmo adolescente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.