São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O Advogado do Diabo

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Keanu Reeves começou em filmes adolescentes e se consagrou como astro em "Velocidade Máxima". Tudo levava a crer que ele se tornaria um herói de ação, mas ele parece querer mais.
O ator está em "O Advogado do Diabo", ao lado de nada mais, nada menos do que Al Pacino.
Reeves vive Kevin Lomax, um advogado competente e ambicioso que, incapaz de pensar em perder um caso, não hesita em defender professores que abusam de alunas.
Recebe a visita de um colega de Nova York, representante de um escritório grande, que quer contratá-lo, oferecendo muito dinheiro.
Lomax parte com sua mulher, a perua Mary Ann (Charlize Theron), para a "terra do demônio", maneira com que sua religiosa mãe se refere à cidade.
Tudo vai bem, caso após caso. A antes perua Mary Ann fica incomodada com a afetação das mulheres dos outros advogados da firma -que moram no mesmo prédio.
Não está feliz. Cada vez mais afundado no trabalho, Kevin deixa de dar atenção a sua mulher, que se sente sozinha e passa a agir de modo estranho, tendo alucinações sobre mulheres que se transformam em monstros.
Depois de uma hora de filme, o espectador percebe finalmente os sinais do diabo do título. E o que era uma produção morna, mas interessante, descamba.
O dono do escritório, John Milton (Al Pacino), começa a desconfiar o espectador, é o demônio. É por causa dele que Lomax passa a desejar uma colega do escritório e que Mary Ann tem alucinações cada vez mais poderosas.
O diretor Taylor Hackford parece achar que o espectador é bobo. Primeiro, Mary Ann é uma perua; depois, vira uma chata deprimida, cansada de peruíces. A mãe de Kevin, que odiava a nora, passa a gostar dela do nada.
Tentando modernizar "Fausto", o diretor conseguiu um filme moralista. O diabo é o culpado por tudo de ruim que os humanos fazem. Apenas no fim do filme -e que fim medonho- é que Taylor Hackford insere, meio às pressas, a idéia "anos 90" de que os homens são livres e o diabo apenas os atiça a fazerem coisas erradas. (MaM)

Filme: O Advogado do Diabo
Produção: EUA, 1997, 145 min
Direção: Taylor Hackford
Com: Keanu Reeves, Al Pacino
Lançamento: Warner (011/820-6777)

Texto Anterior: Sete Anos no Tibet
Próximo Texto: O Bravo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.