Índice geral Acontece
Acontece
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Aventura

3D reforça cenas de ação de 'Star Wars'

Tecnologia deve alcançar recursos para aprimorar o resultado mediano do 1º filme da saga

Divulgação
O ator Ewan McGregor interpreta Obi-wan Kenobi em cena ao lado de Jar Jar Binks em "StarWars - A Ameaça Fantasma"
O ator Ewan McGregor interpreta Obi-wan Kenobi em cena ao lado de Jar Jar Binks em "StarWars - A Ameaça Fantasma"

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Como nos desfiles de moda, de tempos em tempos, a saga "Star Wars" ganha uma roupagem diferente e adereços. E a cada retorno seus devotos mantêm-se dispostos a pagar pela "novidade".

Em setembro de 2011, o lançamento da caixa em Blu-ray lotada de extras logo conquistou o posto de edição mais rentável do formato. Desde ontem e ao longo dos próximos anos, os seis filmes retornarão às salas de cinema em versões 3D na ordem cronológica da trama.

A tecnologia deve alcançar recursos para aprimorar o resultado mediano que se conseguiu neste "Episódio 1".

Ao contrário das produções concebidas e filmadas com câmeras digitais apropriadas, o 3D em "A Ameaça Fantasma", feito em 1999 no sistema tradicional, limita-se à aplicação de efeitos óticos sobre o material original.

Ou seja, a impressão, para os devotos da tecnologia, pode ser semelhante à de um carro velho com motor turbinado ou à de uma pessoa madura que enche o corpo de músculos e a cara de botox.

O tradicional letreiro que descreve o contexto da ação na abertura do filme ganha amplitude com a perspectiva em profundidade. Mas o efeito resume a maior parte da diferença na versão 3D.

Nas cenas concentradas em diálogos, a técnica só acrescenta uma percepção dos volumes. Naquelas em que atores contracenam com personagens digitais, a imagem se torna nitidamente uma sobreposição de camadas.

O ganho se torna mais visível nas cenas de ação, sobretudo na corrida de pods em que se revela a Força de Anakin Skywalker e na batalha espacial final, em que o uso de profundidade amplifica bastante os momentos de atração espetacular do filme.

Após uma década, Jar Jar Binks pode ter se tornado um bicho três vezes mais irritante ou o blablabá a respeito da Força ter ficado ainda mais raso. Mas que diferença faz?

STAR WARS - EPISÓDIO 1 - A AMEAÇA FANTASMA 3D

DIREÇÃO George Lucas

PRODUÇÃO EUA, 2011

COM Ewan McGregor, Liam Neeson

ONDE nos cines Eldorado Cinemark, Cine TAM e circuito

CLASSIFICAÇÃO livre

AVALIAÇÃO bom

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.