Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Mostra gratuita homenageia cineasta inglês Adrian Cowell

Ecofalante começa hoje com último filme do diretor, além de longa indicado ao Oscar

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DE SÃO PAULO

Adrian Cowell era um documentarista do Brasil profundo. Acompanhou Chico Mendes por suas andanças e lutas contra seringueiros na Amazônia, registrou o desmatamento violento na região e disputas por terras.

A mostra Ecofalante, que começa hoje em três cinemas da cidade, com entrada gratuita, rende finalmente uma homenagem digna ao inglês, morto no ano passado.

Seu último filme, "Batida na Floresta", produzido em 2005 pela BBC, é um dos destaques do festival. Tem sessões na terça, às 19h, no MIS (veja outros filmes ao lado).

O longa destaca a atuação do Ibama contra madeireiros ilegais -incluindo um então vice-prefeito- em Rondônia.

Cowell ficou conhecido após "A Década da Destruição", em que registrou nos anos 1980 as disputas entre índios, garimpeiros e madeireiros na região Norte.

O cinegrafista Vicente Rios, que o acompanhou na série, estará presente ao debate que se seguirá à sessão.

A mostra também vai exibir filmes indicados ao Oscar como "If a Tree Falls: The Earth Front Liberation", sobre um grupo de ecoterroristas, e "Gasland", sobre a contaminação de uma companhia de gás nos Estados Unidos.

Haverá ainda filmes sobre o impacto das sacolas plásticas no ambiente ("Bag It!"), a matança de golfinhos ("The Cove"), lixo ("Biutiful Cautri") e sobre os bastidores e contaminações da produção alimentar ("Comida S.A.").

MOSTRA ECOFALANTE
QUANDO de hoje a 22 de março
ONDE no Cine Livraria Cultura, no Cine Sabesp e MIS (confira a programação completa em www.ecofalante.org.br/mostra)
QUANTO entrada gratuita

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.