Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica documentário

Apesar de esquivar os fracassos na área, filme é bom retrato de iniciativas sociais

O filme registra experiências de pessoas comuns que se cansaram de apenas se indignar com a miséria e a injustiça social

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Empreendedor social, como dizem os vários entrevistados de "Quem se Importa", nem parece uma profissão tradicional como as que a gente escreve quando faz
check-in em hotéis.

Por esse e outros motivos, o documentário dirigido por Mara Mourão busca dar concretude a uma prática que tendemos a considerar delirante ou inviável.

Do Brasil à Índia, do Paraguai à Califórnia, o filme registra experiências de veteranos e jovens, pessoas comuns que a certa altura se cansaram de apenas se indignar com a miséria e a injustiça social e viabilizaram projetos para transformar o mundo num lugar melhor.

Por meio de boas anedotas e relatos de experiências bem-sucedidas, "Quem se Importa" tem um propósito explícito de difundir a ideia de que iniciativas civis organizadas e mudanças de atitude mental concretizadas em práticas produzem resultados muito mais efetivos do que políticas governamentais.

Em sua construção exclusivamente afirmativa, o documentário falha ao induzir respostas irrealistas, fazendo-nos supor que basta estar bem-intencionado para alcançar transformações.

Outra fragilidade do filme é não incluir experiências malsucedidas, projetos cuja condução ou foco não tenham alcançado o céu, para criar contrastes e oferecer exemplos e aprendizados a partir de imperfeições.

Já o aspecto positivo da proposta de Mourão consiste em agregar múltiplos problemas e respectivas tentativas de soluções, compilar fatos e vivências de empreendedores e traduzir o conjunto numa linguagem audiovisual quadrada, mas de compreensão simples e imediata.

Para o filme provocar o efeito necessário, é melhor não imaginar que seu público estará nas poucas salas de cinema que acolherão o filme, e sim em outras redes e em modos de distribuição capilar capazes de disparar novas e boas iniciativas.

QUEM SE IMPORTA
DIREÇÃO Mara Mourão
PRODUÇÃO Brasil, 2011
ONDE Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca e Reserva Cultural
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.