São Paulo, sábado, 01 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELETRÔNICA

Ferry Corsten e Trevor Rocliffe são alguns dos figurões que discotecam na festa de sete anos do clube paulistano

Manga Rosa recebe DJs de tecno e trance

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Há uns 15, 20 anos, quando deram início a essa história de raves e grandes festas, tudo era "house".
Um DJ podia subir na cabine, tocar qualquer coisa que tivesse batida eletrônica, e o povo dançava, sem se importar com velocidade, cadência etc. Isso mudou muito, e atualmente, com as infinitas subdivisões, há eventos apenas de tecno, ou de drum'n'bass, ou de trance, ou de electro-click-dirty-house-al dente ou coisa parecida.
Nesse sentido, a festa de aniversário de sete anos do clube Manga Rosa, hoje, é uma volta às raízes.
Em sua propaganda, o Manga costuma se auto-proclamar como o "único clube de São Paulo voltado exclusivamente para a música eletrônica". O que não deixa de ser verdade. Nesta comemoração, que deve reunir cerca de 10 mil pessoas, escalou DJs de estilos que, além de musicalmente diferentes, costumam acirrar brigas emotivas entre seus fãs.
O maior nome da noite é o holandês Ferry Corsten, citado sempre por quem adora trance como DJ a ser ouvido. Mas há também o britânico Trevor Rockliffe, dono de sets carregados de tecno. Ou o projeto francês Bamboo Forest, para quem a saída é o popularíssimo trance psicodélico.
"No passado, era apenas house. Depois começaram a colocar os rótulos. E se alguém toca tecno, não pode tocar trance. Isso é besteira", opina Corsten. "Se a música toca as pessoas, então vamos lá. Em meus sets toco trance, passo pelo electro, pelo tecno e volto ao trance. De um jeito que faz sentido. Em festivais, gosto de ver, por exemplo, Paul Van Dyk [trance] e em seguida Carl Cox [tecno]. Mas o público do tecno não entende o trance porque eles não conhecem trance, e vice-versa."
Corsten é popular; aparece em quinto lugar na última votação promovida pela inglesa "DJ Mag", sobre os "100 melhores DJs do mundo". "Esse tipo de lista mostra apenas os DJs mais populares. Me deixa feliz estar em quinto lugar, tive mais de 60 mil votos. Me ajuda a fazer contatos, a tocar em vários lugares."
Já Rockliffe é conhecido por apresentar sets de batidas gordas, um tecno dançante e festeiro. É autor de um remix de "Pontapé", hit do paulistano Renato Cohen. Projeto do francês Stephane Dureisseix, o Bamboo Forest animará os fãs de trance psicodélico.


Manga Rosa - Festa
Com:
Ferry Corsten, Trevor Rocliffe, Bamboo Forest e outros
Quando: hoje, a partir das 22h30
Onde: em galpão na r. Henri Dunant, 27, Santo Amaro (próximo ao MorumbiShopping)
Quanto: R$ 100


Texto Anterior: Conjunto de histórias apresenta "autópsia" da cidade de São Paulo
Próximo Texto: Anderson Noise arrisca set de tecno minimal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.