São Paulo, terça-feira, 01 de maio de 2007

Próximo Texto | Índice

Feriado tem série de shows e filmes

Sala Cinemateca e Cine Olido mostram curtas de graça; palcos populares trazem Leci Brandão, Zeca Pagodinho e outros

Dominguinhos, Dona Inah e grupo de choro fundem baião, samba e choro em apresentação conjunta; dia tem ainda teatro infantil

DA REPORTAGEM LOCAL

Maratonas de mostras de cinema gratuitas e shows de toda sorte e gênero musical são as melhores pedidas para quem fica em São Paulo neste feriado. Na cena teatral, a estréia de uma peça infantil com bonecos também é uma boa opção.
Na programação cinematográfica, o formato curta-metragem comparece duplamente. O Cine Olido abriga a mostra "Viagens em Curtas", que apresenta, até o dia 6, uma seleção de filmetes em francês (com legendas em português) agrupados sob temas como a infância (veja horários e endereço no quadro ao lado).
Já na Sala Cinemateca, é a música brasileira o terreno comum a todos os curtas exibidos. Na maratona que vai das 14h30 às 21h30, as lentes de Rogério Sganzerla, Júlio Bressane, Eduardo Escorel e outros voltam-se para gênio e voz de Vinicius de Moraes, Maria Bethânia, Cartola, Noel Rosa, Mutantes e outros baluartes.
É também a música que dá o tom de "Antonia", longa de Tata Amaral que será projetado ao ar livre, no parque da Juventude. A história do grupo vocal feminino do título fracassou nas bilheterias, mas foi recebida com carinho pela crítica.
A escalação dos shows promovidos pelas entidades sindicais segue uma linha mais popular. No palco montado pela Frente Sindical na praça Campo de Bagatelle (Santana), "madrugam" desde as 7h Fábio Jr., Daniel e o forrozeiro Mastruz com Leite, entre outros. Um pouco mais tarde, às 10h, Felipe Dylon, Harmonia do Samba, Sandy & Junior e Leci Brandão embalam a festa da Confederação Geral dos Trabalhadores, no parque do Planalto.

Duas vezes Leci
E o feriado está para quem gosta de Leci. Ela bate ponto também na comemoração da CUT, no parque da Independência, ladeada por Zeca Pagodinho, Chico César e cia.
Do samba de Leci para o de Dona Inah, que traz Dominguinhos e o grupo Choro Rasgado para a roda do Sesc Vila Mariana a partir das 18h. No repertório, baião e choro se revezam com a batucada.
Longe do paticumbum, Sérgio Dias, dos Mutantes, mostra o que andou fazendo entre as duas encarnações da banda, ou seja, de 1978 a 2006. Composições da carreira solo são a base do show que ele faz no Sesi.
Para o teatro, o feriado reservou a estréia de "Gigante", peça com bonecos que mostra o tumulto causado em uma pequena cidade pelas "refeições" do personagem-título. A dieta da criatura inclui os sonhos da criançada, notas musicais e cores. A produção infantil, que entra em cartaz no Sesc Anchieta, é da Cia. Truks de Bonecos. A entrada é franca.


Próximo Texto: Companhia encena maior sucesso de Procópio Ferreira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.