São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

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TEATRO
Os ingressos do projeto, que podem ser adquiridos nos postos de vendas, têm preços que variam de R$ 4 a R$ 10
Campanha da Apetesp oferece teatro mais barato

MARCELLA FRANCO
FREE-LANCE PARA FOLHA

Tem início hoje a 27ª edição da campanha de popularização do teatro, promovida anualmente pela Apetesp (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo). Com ingressos até 75% mais baratos, a entidade pretende não só beneficiar o público que já frequenta os espetáculos, mas também conquistar novos espectadores.
"Percebemos que é possível criar um nova platéia, feita de pessoas que, normalmente, não estão dispostas a pagar R$ 40 para assistir a uma peça", diz Atílio Bari, 48, diretor da associação e coordenador do projeto.
Os preços dos ingressos - este ano unificados em R$ 10, R$ 8 e R$ 5 para teatro adulto; R$ 5 e R$ 4 para infantil - são decididos em comum acordo entre a Apetesp e os produtores.
"Desde que a campanha foi criada, o objetivo é permitir que o público de poder aquisitivo mais baixo tenha acesso à cultura teatral. Daí a idéia de baratear todos os custos e abrir mão ao máximo dos ganhos, tanto por parte da administração dos teatros quanto das companhias", explica Bari.
Até o momento, 27 espetáculos adultos e oito infantis fecharam participação na campanha (veja quadro abaixo), mas as inscrições permanecem abertas durante toda sua duração.
"Este é o único projeto que agrega boa parte da produção paulista de teatro, desde as grandes produções até aquelas de caráter praticamente amador", afirma. "Por isso, tornamos completamente livres as participações, permitindo que novos interessados cheguem a qualquer momento, bem como dar liberdade àqueles que querem desistir no meio do caminho."
Sete postos de vendas estão espalhados pela capital, em locais como os bairros do Tatuapé, Vila Mascote, Saúde e o centro da cidade. A organização da campanha afirma também que está prevista a inauguração de um novo posto no ABC até o mês de dezembro.
Ao longo do ano, a Apetesp também promove descontos em ingressos de alguns espetáculos, com a diferença de que não há determinação de preços. "Os produtores decidem o desconto que querem dar, mas sempre registramos diminuições significativas, como até 30% do valor do ingresso", explica Bari. "No entanto, os dois projetos não convivem. Temos de interromper um quando o outro começa."
O término da campanha de popularização do teatro deste ano está previsto para o dia 17 de dezembro, mas os organizadores afirmam que é possível estender esse prazo. "Se a procura do público for grande, podemos levar o projeto até o Carnaval", diz Bari, que já aposta na nova data. "Essa é uma campanha tradicional, que conquista rapidamente a simpatia das pessoas. Temos um público cativo e pretendemos aumentá-lo a cada ano."



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