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TEATRO
Os ingressos do projeto, que podem ser adquiridos nos postos de vendas, têm preços que variam de R$ 4 a R$ 10
Campanha da Apetesp oferece teatro mais barato
MARCELLA FRANCO
FREE-LANCE PARA FOLHA
Tem início hoje a 27ª edição da
campanha de popularização do
teatro, promovida anualmente
pela Apetesp (Associação dos
Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo).
Com ingressos até 75% mais baratos, a entidade pretende não só
beneficiar o público que já frequenta os espetáculos, mas também conquistar novos espectadores.
"Percebemos que é possível
criar um nova platéia, feita de pessoas que, normalmente, não estão
dispostas a pagar R$ 40 para assistir a uma peça", diz Atílio Bari, 48,
diretor da associação e coordenador do projeto.
Os preços dos ingressos - este
ano unificados em R$ 10, R$ 8 e
R$ 5 para teatro adulto; R$ 5 e R$
4 para infantil - são decididos
em comum acordo entre a Apetesp e os produtores.
"Desde que a campanha foi
criada, o objetivo é permitir que o
público de poder aquisitivo mais
baixo tenha acesso à cultura teatral. Daí a idéia de baratear todos
os custos e abrir mão ao máximo
dos ganhos, tanto por parte da administração dos teatros quanto
das companhias", explica Bari.
Até o momento, 27 espetáculos
adultos e oito infantis fecharam
participação na campanha (veja
quadro abaixo), mas as inscrições
permanecem abertas durante toda sua duração.
"Este é o único projeto que agrega boa parte da produção paulista
de teatro, desde as grandes produções até aquelas de caráter praticamente amador", afirma. "Por
isso, tornamos completamente livres as participações, permitindo
que novos interessados cheguem
a qualquer momento, bem como
dar liberdade àqueles que querem
desistir no meio do caminho."
Sete postos de vendas estão espalhados pela capital, em locais
como os bairros do Tatuapé, Vila
Mascote, Saúde e o centro da cidade. A organização da campanha afirma também que está prevista a inauguração de um novo
posto no ABC até o mês de dezembro.
Ao longo do ano, a Apetesp
também promove descontos em
ingressos de alguns espetáculos,
com a diferença de que não há determinação de preços. "Os produtores decidem o desconto que
querem dar, mas sempre registramos diminuições significativas,
como até 30% do valor do ingresso", explica Bari. "No entanto, os
dois projetos não convivem. Temos de interromper um quando o
outro começa."
O término da campanha de popularização do teatro deste ano
está previsto para o dia 17 de dezembro, mas os organizadores
afirmam que é possível estender
esse prazo. "Se a procura do público for grande, podemos levar o
projeto até o Carnaval", diz Bari,
que já aposta na nova data. "Essa é
uma campanha tradicional, que
conquista rapidamente a simpatia das pessoas. Temos um público cativo e pretendemos aumentá-lo a cada ano."
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