UOL


São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Mostra com obras de Frans Krajcberg, Eduardo Frota e Juliano de Moraes começa desafiando espaços

Paisagens fazem intervenção no CCBB

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com apenas 13 obras nos quatro andares expositivos do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, "Paisagens, Paisagens, Paisagens..." ocupa de forma limpa e elegante o já reconhecido difícil espaço da instituição.
"Não quis atulhar o CCBB e busquei organizar a mostra como se fossem três individuais", diz Denise Mattar, curadora da exposição. Os três artistas selecionados possuem uma "poética orgânica", segundo Mattar, e foram escolhidos por não se localizarem no eixo Rio-São Paulo: Frans Krajcberg, 82, vive no sul da Bahia, Eduardo Frota, 44, em Fortaleza, e Juliano de Moraes, 32, em Goiânia. "Acredito ser função dos curadores e uma tarefa das instituições como o CCBB dar espaço para artistas que trabalham fora do principal eixo do país", defende.
No foyer do espaço estão sete trabalhos de Krajcberg que, segundo Mattar, resumem os principais aspectos da carreira do artista no módulo "Paisagens Ressurgidas". Todas, entretanto, são da fase na qual o artista se utiliza de madeiras mortas e as retrabalha de formas diversas.
Já no segundo andar do CCBB, Frota rompe com os limites das galerias do local em "Paisagens no Espaço". "Gosto de trabalhos com os espaços com problemas, o cubo branco é ruim para mim", afirma Frota. O artista chegou a quebrar as paredes das galerias para passar um tubo feito por argolas vazadas coladas numa extensão de mais de 50 metros, trabalho que Frota denomina "intervenções extensivas". Enquanto tal obra procura "suspender o ar do mundo", segundo ele, outro trabalho, também feito com argolas, mas pintadas em preto e com cones nas bocas, funciona como uma espécie de aspirador, criando um movimento de compressão e descompressão na mostra.
Finalmente, Moraes ocupa o subsolo do CCBB com uma instalação que preenche com grama a parte interna do cofre e utiliza materiais variados como graxa e sal no corredor em volta do local, módulo denominado "Paisagens Secretas". "É uma instalação viva, que irá crescer durante a exposição e que não sabemos como irá ficar", afirma Mattar.

PAISAGENS, PAISAGENS, PAISAGENS... Mostra com trabalhos de Frans Krajcberg, Eduardo Frota e Juliano de Moraes. Curadoria: Denise Mattar. Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, centro, tel. 3113-3651). Quando: abertura hoje, às 11h; de ter. a dom., das 10h às 21h. Até 4/1/2004. Quanto: grátis.


Texto Anterior: Kafkianos dançam "O Processo" em teatro aberto hoje na cidade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.