São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

"Tente apagar o seu novo engano"

DA REPORTAGEM LOCAL

Leia trecho de texto do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa sobre "O Amante Brasileiro".
 
(...) "Uma das obras fundadoras do teatro mundial, afirmadora da sua origem trans-humana-divina nos Orixás, Dionisios e Eros é o "Phedro", de Platão. Nela, é desmistificado o Teatro do Dionisios clonado por Zeus para aplacar o ciúme da esposa legítima, deusa Hera, que queria assassinar o deus do Teatro. Zeus deu este brinquedo para Hera, o teatro representado, o teatrão, onde a inter-relação vida-arte-libido é sublimada no palco italiano distante, separado do público pelo cabaço anti-orgya da quarta parede. (...)
Betty atualiza o mito, psicanalisa além da psicanálise o Oficina e revela a relação inseparável entre a arte da atuação e a arte de amar. (...) Sempre fico sem saber o que dizer quando me perguntam o que é preciso fazer para entrar no Oficina, ou quando os mais grosseiros vão falando com preconceito, profanação modernosa, no milenar "teste do sofá". (...) Agora posso responder, leia "O Amante Brasileiro", tente apagar o seu novo engano." (VS)

Texto Anterior: Teatro: Betty Milan investiga o "teatro da voz"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.