São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Crítica/"Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada"

Comédia convencional testa fôlego do astro em ascensão Steve Carell

Divulgação
Juliette Binoche (esq.) e Steve Carrel em "Eu, Meu irmão..."

CRÍTICO DA FOLHA

"O Virgem de 40 Anos" (2005), "Pequena Miss Sunshine" (2006) e o seriado "The Office", criado em 2005 e ainda em exibição, transformaram em estrela o comediante norte-americano Steve Carell -mais uma revelação do programa "Saturday Night Live", do qual começou a participar em 1996.
Seu novo status, de astro com fôlego (em forma de talento e de bilheteria) para carregar sozinho um filme nas costas, é colocado à prova em "Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada" (2007), que estréia no Brasil com atraso de um ano em relação ao lançamento nos Estados Unidos, onde teve boa carreira nos cinemas.
Desde então, Carell estrelou outro êxito, "Agente 86" (2008). Aqui, faz humor mais suave em território bem distinto, o da comédia dramática com ingredientes de filmes familiares e românticos. Seu personagem, Dan, é um popular colunista de jornal, especializado em dar conselhos aos leitores.
Ponderado para orientar os outros sobre como proceder com suas famílias, ele tem dificuldades para lidar com a própria (o título original é "Dan in Real Life", Dan na vida real). Viúvo ainda muito saudoso da mulher, parece um tanto solitário e amargurado, além de controlar as três filhas com mão-de-ferro.
Um pequeno acaso, no entanto, apresenta-o a uma mulher que o encanta (pudera: Juliette Binoche). O único problema, como sugere o título nacional, é que ela já tem namorado -e Dan o conhece muito bem. A situação provoca uma série de desencontros durante uma reunião de família.
Convencional na abordagem do tema, o diretor e roteirista Peter Hedges ("Do Jeito que Ela É") estende o tapete para Carell e deixa que ele, em sintonia com o ótimo elenco de apoio, faça jus ao cachê de astro em ascensão. (SÉRGIO RIZZO)


Avaliação: regular


Próximo Texto: Crítica/teatro/"O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade": CPT apresenta seus melhores frutos em drama sobre patologia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.