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São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2003

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MULTIMÍDIA

Evento que abre hoje ao público reúne criações de cinema digital


Resfest define espaço para "cultura pop" audiovisual

Divulgação
Animação criada pelo coletivo MK12, que estará no Resfest


BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Com o início do Resfest, as manifestações audiovisuais que se abrigam sob a extensa alcunha "cultura pop" ganham um espaço mais definido.
Estão aqui reunidas as criações, em vídeos de curta duração, de alguns dos mais inovadores diretores da atualidade, vindos da "escola" dos videoclipes, publicidade e design.
"São produções vindas do mundo inteiro: muita coisa mostrada no Resfest acaba sendo incorporada pela grande mídia e muita coisa é apenas moda. Mas é um lugar interessante para saber o que será tendência nos próximos dias", diz Mateus de Paula Santos, um dos organizadores do festival e sócio da produtora Lobo.
Aberturas de filmes -momento em que os créditos aparecem na tela-, videoclipes, identidade visual de um canal de TV e comerciais são alguns dos exemplos de produções em que tais inovações encontram espaço. "Design gráfico em movimento" é um termo ainda desconhecido pela maioria do público, mas que explica a essência do Resfest. "Trata-se do conhecido design -bom uso da fotografia, cores etc.- aplicado no vídeo e no cinema."

Brasileiros e estrangeiros
Segundo Santos, essa produção tem aumentado no Brasil. "Há dez anos, dava para contar nos dedos as pessoas que faziam design em movimento no Brasil. Apesar de ser ainda um pouco incipiente, já é uma nova mídia."
Para isso, o Resfest abriga a sessão Des.* - Design Gráfico Brasileiro, uma mostra paralela de vídeos feitos por artistas brasileiros, que acontece hoje na Sala UOL.
Os brasileiros também comparecem com a Retrospectiva MTV Brasil, que trará a "identidade visual do canal", ou seja, suas principais vinhetas e aberturas.
Dos EUA, o festival faz uma mostra com o coletivo MK12 e o estúdio de animação e design Psyop. John Dretzka, do MK12, também faz um workshop hoje, no Senac.
Amanhã, os fãs do estranho universo do filme "Quero Ser Malkovich" terão a oportunidade de assistir a uma mostra retrospectiva com algumas raridades de seu diretor, Spike Jonze.
Será mostrado, por exemplo, um videoclipe que o diretor fez para a música "Stand by Me", do Oasis, que desagradou a banda e foi vetado. No vídeo, transeuntes ouvem a música em fones de ouvido e, a pedido do diretor, dão sugestões de como o clipe deveria ser feito. Da mesma turma, ganha mostra o francês Michel Gondry, que no clipe de "Like a Rolling Stone" (Rolling Stones) e em um comercial para a Smirnoff, criou o efeito "bullet time", copiado mais tarde na cinessérie "Matrix".

RESFEST. Quando: de hoje a dom., no Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 5080-3000); Sala UOL de Cinema (r. Fradique Coutinho, 361, Pinheiros, tel. 5096-0585); Senac (r. Scipião, 67, Lapa, tel. 3866-2500) e ampgalaxy (r. Fradique Coutinho, 361, Pinheiros, 3085-7867). Quanto: de R$ 5 a R$ 10 (filmes); R$ 30 a R$ 70 (palestras e workshops) e R$ 15 a R$ 30 (festas). Mais informações em www.resfest.com.br.


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