São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

Newsom leva harpa ao Sesc Santana

Cantora e harpista norte-americana faz show esgotado em teatro em SP

Para o jornal britânico "Guardian", apresentação da artista é "surpreendente"; ela mostrará canções do elogiado álbum "Ys"

Radek Detinsky/Efe
Joanna Newsom durante apresentação na República Tcheca


DA REPORTAGEM LOCAL

O Sesc Santana não é suficiente para Joanna Newsom. Os 349 ingressos vendidos para o show de hoje da excêntrica harpista e cantora norte-americana nem chegaram a esquentar as bilheterias e já foram todos vendidos.
A se levar em conta o que escreveu o jornal britânico "Guardian", será não menos do que imperdível a apresentação de Newsom dentro do projeto Solitude.
Na semana passada, ela se apresentou no Royal Albert Hall, em Londres. Para o crítico do jornal "Guardian", o show foi tão "surpreendente que faz você reavaliar todos os outros grandes shows que já viu".
Pode parecer exagerado, mas essas reações superlativas acompanham Newsom desde o final de 2006, quando ela lançou "Ys", seu segundo álbum.
Com apenas cinco longas faixas, o disco passeia por terrenos como o folk e o rock, iluminado por letras fantasiosas ou idílicas. Parte dos arranjos e da produção ficou a cargo de Van Dyke Parks (que trabalhou com os Beach Boys).
A fluidez da voz e a delicadeza da harpa dão contornos sublimes a canções como "Emily", "Sawdust and Diamonds" e "Monkey and Bear".
"Sinto que estou mais familiarizada com minha voz e que consigo controlá-la melhor", disse Newsom à revista norte-americana "Under the Radar" depois do lançamento de "Ys".
Além das canções do segundo disco, Newsom deve mostrar em São Paulo músicas de sua estréia, "The Milk-Eyed Mender", de 2004 (nenhum dos dois saiu no Brasil).
Pouco antes do lançamento de "Milk-Eyed...", Newsom estudava música e escrita para roteiro, e trabalhava numa loja de roupas em Oakland (EUA).
Em seu tempo livre, ela produziu algumas demos. Uma delas caiu nas mãos do cantor Will Oldham, que incentivou Newsom e a levou ao selo Drag City, onde gravou seu primeiro álbum. (THIAGO NEY)


Próximo Texto: Projeto segue amanhã com cantoras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.