UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Índice

ARTES CÊNICAS

Quinze companhias fazem maratona de cerca de oito horas de espetáculos na São João e no Anhangabaú

"Overdose de Teatro de Rua" abre a semana

Divulgação
Cena do espetáculo "O Burguês Fidalgo", com a Companhia do Miolo, uma das 15 que se apresentam hoje no boulevard São João e no vale do Anhangabaú


VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre agosto e setembro passado, o Barracão Cultural Pavanelli, na zona norte, abrigou o 1º Seminário de Teatro de Rua de São Paulo. Uma das questões do encontro, que envolveu 12 grupos e pesquisadores, foi a falta de visibilidade para o filão popular das artes cênicas na paisagem do município, contraste com o fôlego da produção contemporânea.
Hoje, na contramão do primeiro dia útil da semana e do corre-corre no centro, 15 companhias atravessam a manhã e a tarde com uma "Overdose de Teatro de Rua". Do início (10h) ao final (o último espetáculo termina por volta das 18h30), o evento vai revezar dois "palcos" vizinhos, o boulevard São João, na avenida idem, e o vale do Anhangabaú.
Ambulantes, desempregados, moradores de rua, office-boys, enfim, a roda habitual de espectadores do centro acompanhará peças que flertam com a realidade cotidiana ou a ficção como ela é.
São criações do repertório dos grupos Abacirco ("Anunciação"), Buraco d'Oráculo ("Cuscuz Fedegoso"), Farândola Troupe ("A Quadratura do Círculo"), Circo Navegador ("No Olho da Rua"), Cia. do Miolo ("O Burguês Fidalgo"), Monocirco ("A Mata Viva"), Pavanelli ("O Básico do Circo") e Tablado de Arruar ("Movimentos para Atravessar a Rua").
Completam o time as companhias Bonecos Urbanos, Os Itinerantes, ManiCômicos, Manifesta de Arte Cômica, Rocokóz, Rodamoinho e Fola Folia.
"Será uma chance de mostrarmos quem somos e o que fazemos", afirma a atriz e produtora Simone Brites Pavanelli, 31, da cia. Pavanelli, uma das organizadoras da "Overdose de Teatro de Rua".
A maratona vem a reboque da entrega, à Secretaria Municipal da Cultura, de documento extraído do seminário dando conta da falta de um festival fixo no calendário da cidade e de um programa que atenda especificamente às companhias de teatro de rua, aquelas que, muitas vezes, têm como único subsídio o trocado que o espectador deposita no chapéu.

OVERDOSE DE TEATRO DE RUA. Evento com 15 companhias. Onde: boulevard São João (av. São João, s/nº) e vale do Anhangabaú (s/nº), ambos na região central. Quando: somente hoje, das 10h às 18h30. Mais informações pelo tel. 6262-6173. Quanto: entrada franca.



Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.