São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Projeto mostra blues brasileiro no palco

Evento no Centro Cultural São Paulo, que começa hoje, vai apresentar expoentes nacionais do gênero musical

O jovem guitarrista Artur Menezes dá início hoje à programação, que continua por todas as quintas de agosto

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Brasileiros também fazem blues. E de qualidade elevada. Isso é o que prometem mostrar alguns dos mais interessantes músicos nacionais do gênero.
Eles estarão reunidos, todas às quintas deste mês, no palco do Centro Cultural São Paulo.
O jovem guitarrista Artur Menezes, 26, abre o evento Só Blues na noite de hoje.
Formado em música pela Universidade Estadual do Ceará, Menezes foi praticar blues em um de seus redutos históricos, a cidade de Chicago (EUA).
"O blues tem idas e vindas, mas nunca perde o fôlego, sendo sempre citado na música pop, no jazz, na black music", revelou Menezes.
"Acabei de chegar de uma temporada em Chicago, e lá eles falam muito bem do blues brasileiro -bem como do suingue diferenciado que temos quando tocamos essa música", completou o guitarrista.

REFERÊNCIAS VARIADAS
O músico, que lançou no ano passado seu primeiro disco solo, "Early to Mary", costuma trazer para seu som referências variadas, do rock ao baião, mas sem se distanciar muito dos traços basilares do gênero.
É possível encontrar em composições de Menezes guitarra e gaita interagindo harmoniosamente com triângulo e rabeca.
"O blues é um estilo musical que fala de coisas do cotidiano e é bem animado, por isso agrega todo o tipo de público, desde os mais maduros até os mais jovens", diz.
"Embora esse não seja um estilo brasileiro, não podemos negar que ele é bastante querido por aqui."
Na próxima quinta, é a vez de Celso Salim e Rodrigo Mantovani apresentarem o resultado das pesquisas que têm realizado com o blues tradicional. No repertório, releituras de criações das lendas Willie Dixon e Muddy Waters.
O Power Duo de Adriano Grineberg e Vasco Faé é a atração do dia 18. Eles resgatam canções e sonoridades do Mississipi das décadas de 1920 e 1930.
Já o trio de Amleto Barboni fecha o evento no dia 25. Os músicos prometem um som sem efeitos e distorções modernos, mantendo a tradição clássica de Chicago.

SÓ BLUES
QUANDO hoje e nos dias 11, 18 e 25, às 19h
ONDE Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 3397-4002)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: Música: Grupo faz hoje show-tributo a Chet Baker
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.