São Paulo, #!L#Sábado, 05 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Cantora traz a SP espetáculo que fez para a série Millenium Concerts, da rádio BBC, de Londres
Elza Soares mostra show do milênio

Divulgação
A cantora Elza Soares, representante brasileira da série britânica


free-lance para a Folha

Elza Soares traz a São Paulo parte do show que gravou, na última terça-feira, para a série Millenium Concerts, da rádio britânica BBC. A série Millenium é um projeto que visa a contar a história dos últimos cem anos de música no mundo, com espetáculos gravados e transmitidos ao vivo de dez países.
Trata-se de um show de gala, que recebeu cuidados dos produtores ingleses. Elza o dirigiu e também ajudou a produzi-lo, além, é claro, de cantar sucessos como "Samba do Avião", "Chega de Saudade" e "Sophisticated Lady". A outra parte da apresentação paulista é composta por músicas do CD "Carioca da Gema", gravado ao vivo, no Rio, e que já teve show apresentado em São Paulo em março de 1999.
O produtor da BBC, Thomas Pappon, conta que a escolha de Elza para representar o Brasil foi muito influenciada por uma apresentação da cantora no Royal Albert Hall, em 5 de novembro de 99, em Londres, no show "Desde Que o Samba é Samba", ao lado de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Chico Buarque.
Mas Elza já era conhecida naquele país desde o começo dos anos 90, quando desembarcou na Inglaterra sob o rótulo de "acid jazz".
Elza figura na lista dos dez artistas representantes da música do milênio ao lado de Winton Marsalis (EUA), Nigel Kennedy (Inglaterra), Ladysmity Black Mambazo (África) e Sabreen (Palestina), entre outros. A cantora é uma das poucas artistas pop, pois a série privilegiou artistas ligados à música de raiz e erudita.
Os produtores da BBC também gravaram no Brasil diversos depoimentos para um especial de 30 minutos sobre a música brasileira.
Elza acredita que sua carreira deve deslanchar este ano depois desse bom momento. O último CD, "Carioca da Gema", provavelmente será lançado no exterior e um show com Tina Turner já chegou a ser pensado.
"Meu público está no ventre da mãe, na bengala do vovô, na sala da madame e na boca da prostituta, aliás uma palavra linda", diz Elza. "Sei também que sou amada pelo público gay e pela juventude, pois cantei Lobão, Cazuza, fui roqueira", conta. (DEMETRIUS CAESAR)


Show: Elza Soares e Banda Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Lapa, região noroeste, tel. 3871-7700) Quando: hoje: 21h30 Quanto: R$ 5 (comerciários e estudantes) e R$ 10



Próximo Texto: Nóbrega fala para o mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.