UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2003

Índice

TEATRO

Grande Cia. de Mystérios e Novidades leva circo dramático e embarcação cenográfica de sucatas ao Oficina

"Navelouca" abriga metáfora das várias formas de exclusão

Divulgação
Cena de "Navelouca", peça apresentada hoje no teatro Oficina


VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A "stultifera navis", embarcação que recolhia os loucos das aldeias na Idade Média, é evocada, cerca de cinco séculos depois, na forma de sucatas, de "pedaços de coisas" que dão abrigo a saltimbancos, poetas, trovadores, equilibristas e outros "excluídos".
"Navelouca", o espetáculo da Grande Cia. de Mystérios e Novidades, vai sacudir as cinzas desta quarta-feira em apresentação única no teatro Oficina, no bairro da Bela Vista.
Concebido originalmente para a rua, o projeto coloca em cena 15 intérpretes que dançam, tocam, cantam, equilibram-se em pernas-de-pau e empurram a embarcação cenográfica.
Esse ator-dançarino-acrobata bebe na fonte da commedia dell'arte, gênero popular de berço italiano medieval. Faz simbiose, também, com o circo dramático.
A perspectiva de cortejo, "quase um auto", segundo a atriz e diretora Lígia Veiga, coloca o espetáculo em relação direta com a platéia. Para isso, contribui também a conformação palco-passarela do Oficina.
"No momento em que se ouve tanto falar de guerra, é sinal de que as pessoas resistem cada vez mais a aceitar as diferenças. Tratamos de todas as formas de exclusão para lembrar a maravilhosa diversidade natural do mundo", afirma Veiga, 43.
No ano passado, a Fraternal Cia. montou uma peça com tema semelhante, "Nau dos Loucos -Stultifera Navis", de Luís Alberto de Abreu.
A "Navelouca" da Mystérios e Novidades remete aos anos 80, quando a companhia ocupou um circo no Tendal da Lapa, na zona oeste, em parceria com a banda Luni. Dois anos atrás, o espetáculo foi retomado num projeto de residência teatral de Lígia Veiga na Itália.
O grupo foi criado em 1981, em São Paulo, e manteve recentemente uma sede no Rio de Janeiro. Desenvolve seus trabalhos com ênfase nas linguagens da rua e do circo.

NAVELOUCA - criação: Grande Cia. de Mystérios e Novidades (Beth Beli, Daniel Gonzaga, Feu de Andrade, Isabel Penoni, Marília Felippe e outros). Direção: Lígia Veiga. Onde: teatro Oficina (r. Jaceguai, 520, Bela Vista, tel. 3106-2818). Quando: hoje, às 20h (única apresentação). Quanto: R$ 15.


Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.