São Paulo, terça, 5 de maio de 1998

Índice

MODA
Grife abre hoje para convidados sua primeira loja na América Latina
SP vê de perto estilo Gucci

ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha

Abre hoje, em São Paulo, para convidados (amanhã para o público), a primeira boutique Gucci da América Latina. Em parceria com a Daslu, a loja venderá o prêt-à-porter feminino, junto com os famosos acessórios e presentes. A inauguração da Gucci Homem está prevista para agosto.
A Gucci é hoje uma das marcas mais prestigiosas do mundo, sobretudo no ramo dos acessórios. Distribui para 155 lojas independentes, 76 "duty-free" e 204 lojas de departamento.
Criada em 1922, tornou-se famosa por seu clássico mocassim, introduzido em 1932, e pelas bolsas com alça de bambu, usadas por nomes como Jacqueline Onassis e depois copiadas à exaustão em toda parte do planeta, popularizando ainda mais o logo dos dois Gs.
No final dos anos 80, a marca atravessou violenta crise interna, envolvendo problemas da família Gucci, até que o estilista norte-americano Tom Ford entrou para o grupo, saído da Perry Ellis. A partir de 93, com a entrada dos investidores do Investcorp (mesmo dono da joalheria Tiffany's), os negócios decolaram novamente.
Ford aos poucos levantou a marca em termos de imagem, associando peças clássicas com hypes que levaram à loucura fashion victims em todo o mundo, como o vestido-coluna branco com detalhe em metal e, recentemente, a saia com a tirinha aparente.
A explosão veio em 95, quando poderosas campanhas publicitárias transformaram a Gucci em verdadeira coqueluche, elegendo também Gucci-girls como Tasha Tilberg, Sharon van der Knaap, Danielle Zinaich e, as mais famosas, Georgina Grenvill e Chandra North, lançadas ao primeiro time internacional depois disso. Ex-modelo, Tom Ford é, por sua vez, um stylist sensível e inteligente, um homem de marketing de talento quase visionário. Aciona elementos como o voyeurismo e uma imagem de mulher forte, decidida, com algumas pitadas de anos 70.
A publicidade Gucci é capaz de influenciar o imaginário da moda no mundo. Assim foi com a campanha das imagens captadas a partir de uma câmera de vídeo ou com a atual, sexy e transgressora.
Artistas como Madonna (na célebre camisa de cetim azul e calça de cintura baixa) ou a atriz Helen Hunt (que subiu ao palco do Oscar para receber seu prêmio este ano) reforçam o status da marca. A fragrância Gucci Envy foi lançada em outubro de 96.


O quê: abertura da boutique Gucci Quando: das 9h às 22h (de hoje a 10/5); ter., 9h às 22h; sáb., 10h às 14h; seg., qua., qui. e sex., 9h às 19h Onde: r. Domingos Leme, 256, Brooklyn Novo, tel. 822-3785



Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.