São Paulo, Quarta-feira, 05 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUADRINHOS
Protagonista é inspirado em personagem que realmente existiu no Japão feudal
Coelho samurai é lançado no Brasil

ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

Quem gosta das primeiras histórias das Tartarugas Ninja e se sentiu órfão depois que elas viraram produto de consumo infantil com os filmes, desenhos e brinquedos pode agora tentar de novo com "Usagi Yojimbo Samurai!", que já está nas lojas especializadas.
A série conta as aventuras de Miamoto Usagi (pronuncia-se "uságui"), um coelho samurai que vive no Japão feudal do século 17. Na história publicada no Brasil, Usagi conta a um amigo como se tornou um samurai.
Ele foi treinado por um mestre pouco ortodoxo, virou o principal samurai da guarda de um senhor feudal e depois transformou-se num Ronin, um samurai que falhou em defender a vida do seu senhor.
"Usagi Yojimbo" lembra "Lobo Solitário", de Kazuo Koike, e "As Tartarugas Ninja", de Kevin Eastman e Peter Laird. Mas o criador do personagem, o nipo-americano Stan Sakai, 45, não parece ter se inspirado diretamente neles.
"Sou um grande admirador desses personagens, mas minha maior influência foram os filmes de samurais", diz.
Ele conta que, em 1981, quando criou o personagem, desejava desenhar uma HQ realista sobre o samurai Miyamoto Musashi, que realmente existiu, recheada de personagens reais.
Mas, brincando, desenhou um coelho com as orelhas amarradas por uma tira de pano. Como adorou a concepção, decidiu mudar o conceito do personagem. "Em vez de Musashi, ele se tornou Miyamoto Usagi, que significa coelho, é claro", conta à Folha, por telefone, de seu estúdio na Califórnia.
Antes de "Usagi", Sakai desenhou histórias de mistério e super-heróis, mas adorava trabalhos que envolvessem pesquisa. "Eu queria mostrar a cultura do meu país, a qual eu não conheci, porque só nasci lá. Minha mãe é minha grande fonte, porque me contava histórias", revela.
O personagem foi publicado pela primeira vez somente em 1984 por uma pequena editora norte-americana. Nos anos seguintes, com a explosão dos comics em preto-e-branco, o personagem se tornou popular, e Sakai mudou-se para a Fantagraphics, a principal editora dos quadrinhos independentes dos EUA.
Atualmente, após uma passagem por outra pequena editora onde chegou a publicar o personagem em cores, a revista é publicada pela Dark Horse, que edita as revistas de Frank Miller, como "Sin City" e "Os 300 de Esparta", e controla as franquias de revistas em quadrinhos de filmes como a série "Alien" e "Predador".
"Usagi Yojimbo" chegou ainda a ganhar uma continuação futurista, em que um descendente de Usagi enfrenta dinossauros e pilota naves espaciais apenas para satisfazer o desejo de Sakai, que adora desenhar os animais pré-históricos. "Eu só criei essa revista porque não podia desenhar dinossauros no Japão feudal", explica.
O autor resistiu às tentações do showbiz e não tornou seu personagem uma franquia milionária de filmes e desenhos animados. Sua revista continua sendo publicada e é alvo de culto, enquanto poucos se lembram das tartarugas mutantes e ninjas.

Revista: "Usagi Yojimbo Samurai!" Lançamento: Via Lettera Quanto: R$ 15,50 (96 págs.) Onde encontrar: Comix (tel. 883-2142) e Merlin (tel. 288-6424)


Texto Anterior: Corinthians x Palmeiras ou rock ao vivo dos bons
Próximo Texto: Jerry Robinson fala sobre HQ no Recife
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.