São Paulo, Sábado, 05 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

FOTOGRAFIA
Ilhas Canárias e o beato Anchieta são temas de mostra
Galeria do Pátio do Colégio revive momentos históricos

Divulgação
A foto mostra uma família das Canárias, no início do século


ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

A galeria Tenerife, localizada no Pátio do Colégio, inaugura hoje uma exposição sobre a arquitetura e os costumes das Ilhas Canárias, mostrando também alguns pertences do beato José de Anchieta, que fazem parte do acervo do museu do Pátio do Colégio, na zona central de São Paulo.
As 35 fotos das Canárias foram cedidas pelo governo local e revivem momentos históricos, com cartões postais do início do século.
As Canárias ficam no Oceano Atlântico a 1.150 km ao sudoeste da península Ibérica. Sua arquitetura tem influências das arquiteturas andalusa e portuguesa.
Os pátios e os balcões típicos são feitos de madeira de pinho local, e os jardins remontam ao século 16.
Entre as relíquias do beato Anchieta estão o manto que usava para celebrar as missas e o livro de gramática tupi-guarani escrito por ele e editado em 1595 em Coimbra.
Anchieta (1534-1597) nasceu nas Canárias, foi beatificado em 1980 e sua presença no país marcou o início da criação literária em terras brasileiras.
A mostra faz parte do projeto de reforma do Pátio para receber estudantes que visitam o local.

Exposição: Ilhas Canárias Quando: hoje, às 11h; ter. a dom., das 9h às 22h; até 30 de junho Onde: praça Pátio do Colégio, 2, Centro, tel. 239-5722 Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Música: Sesc Santo Amaro reúne grupo eclético em show
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.