São Paulo, Quinta-feira, 05 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Índice

O BOM DO DIA
Artistas exibem faces desconhecidas
Faap mostra suas figuras de mulher

FRANCESCA ANGIOLILLO
da Redação

Os véus de tule amarrados como cortinas dão uma falsa impressão do ambiente criado para receber "A Figura Feminina" no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado. Grata surpresa: em um labirinto transparente, 66 obras do acervo do museu.
O curador, José Luiz Hernandez, diz que a mostra não tem pretensões teóricas. "A idéia principal é mostrar o que o MAB tem, de forma agradável, para um público variado. Não há um recorte, mas um leque das possibilidades da representação da mulher na arte", afirma.
Dentro do leque, certas escolhas são questionáveis. Mas vale a pena ver, por exemplo, o olhar de Stela Davis pular do nanquim, no traço de Flávio de Carvalho (41).
Além de formas femininas, a mostra revela facetas menos notáveis de artistas famosos.
"Jogos" (28) revela um Cícero Dias lírico, que lembra Chagall; "Mestiça" (38) e "Retrato de Zélia Salgado" (28) mostram como Portinari foi do academicismo à pincelada que o consagrou.
E por aí vai. Sem definir um caminho, o "labirinto" do MAB oferece belas figuras de mulher.



Exposição: A Figura Feminina no Acervo do MAB Onde: MAB-Faap (r. Alagoas, 903, tel. 3662-1662) Quando: hoje, às 19h; seg. a sex.: 10h às 21h; sáb., dom.: 13h às 18h; até 29/8 Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Artes Plásticas: Emmanuel Nassar expõe seu rebanho conceitual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.