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São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2003

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CINEMA

Ciclo com 14 produções realizadas no formato inclui o raro "São Paulo em Festa", do cineasta Lima Barreto

Médias-metragens expõem facetas de SP

Divulgação
Cena de "Fragmentos da Vida" (1929), de José Medina, filme que faz parte da mostra "Imagens Paulistanas em Média-Metragem"


DA REDAÇÃO

Explicar São Paulo em apenas 40 ou 50 minutos é tarefa de sucesso quase improvável. Mas, se o objetivo for compreender a cidade a partir de algumas de suas facetas, esse tempo pode ser adequado para cumprir o objetivo.
Alguns exemplos que tiveram êxito nessa proposta estão presentes na mostra "Imagens Paulistanas em Média-Metragem", que se inicia hoje no Centro Cultural Banco do Brasil.
O ciclo apresenta até domingo 14 produções que espelham e analisam temas enraizados na essência paulistana. E fazendo uso de um formato que não tem a popularidade de seu primo rico, o longa-metragem, nem a de seu descolado irmão menor, o curta. De acordo com o curador da mostra, o cineasta André Francioli, 29, a idéia de pegar o formato como tema veio da falta de visibilidade que esses filmes têm.
"Nos espaços de exibição, o longa-metragem já há muito tempo se instituiu como padrão e o curta possui espaços como a internet e os festivais. O média-metragem, por estar fora das convenções de mercado, tem sua exibição prejudicada se comparada ao espaço dado aos outros dois formatos", diz Francioli.
O curador afirma, entretanto, que o conteúdo das produções é mais relevante que o formato. Francioli destaca o documentário "São Paulo em Festa", em que o cineasta Lima Barreto ("O Cangaceiro") registra os festejos do quarto centenário da capital paulista, no ano de 1954.
"É o único registro cinematográfico das comemorações. Há um estilo de enquadramento, uma certa orquestração da equipe que Barreto consegue impor que dá um tom oficialesco ao filme."
O ciclo abre com um dos principais trabalhos do cinema mudo brasileiro, "Fragmentos da Vida", em que o cineasta José Medina relata, em 1929, a exclusão social.
Em tom cômico e muitos anos à frente de "Fragmentos", o documentário "Nasceu o Bebê-Diabo em São Paulo" (2001), de Renata Druck, narra lendas urbanas de SP (o bebê-diabo do título, a "loira do banheiro" e "a gangue dos palhaços assassinos") e a forma como foram exploradas pelo extinto jornal "Notícias Populares".
Entre as produções que descrevem momentos históricos está "Punk's" (1984), de Alberto Sheiko e Sarah Yakhni, sobre a eclosão do movimento punk no início da década de 80, com a participação de grupos como Ratos de Porão, Cólera e Inocentes.
"Imagens Paulistanas em Média-Metragem" também exibe o cinema marginal de Ozualdo Candeias em "Zé-Zero", a respeito de um migrante nordestino que vem a SP disposto a enriquecer e voltar a sua cidade natal.


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