São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2001

Próximo Texto | Índice

Peça inicia temporada 2001; papel que consagrou Denise Fraga ganha 11ª cara

TRAIR E COÇAR, 15

Vania Delpoio/Folha Imagem
Carla Fiori é a 11ª a fazer o papel de Olimpia em "Trair e Coçar..."


DA REPORTAGEM LOCAL

O início da temporada 2001 de "Trair e Coçar... É Só Começar", na última quinta-feira, abriu a contagem regressiva para os 15 anos do espetáculo, que estreou em março de 86, no Rio, chegou em São Paulo três anos depois (houve época de montagens simultâneas nas duas cidades) e nunca mais saiu de cartaz.
A curta temporada no teatro Bibi Ferreira, até o final de fevereiro, apresenta a atriz Carla Fioroni no papel da empregada Olimpia, a mesma que consagrou a comediante Denise Fraga nos palcos, entre 89 e 95.
Fioroni é a 11ª Olimpia. Diz ter consciência da responsabilidade que herdou em junho do ano passado, quando fez turnê pelo interior de São Paulo (é sua primeira temporada na Capital).
Carla, 30, conheceu Denise há três anos, durante a gravação do piloto do "Retrato Falado", atual quadro fixo do "Fantástico". Ela indica diferenças em relação à ex-dona do papel.
"A Denise era uma espécie de Olívia Palito, alta, magrinha. Eu sou baixinha, tenho pernas grossas, sou mais moleca, uso maria-chiquinha, enfim, sou menos clássica talvez, não tenho os elementos do gênero puro de comediante com o qual a Denise marcou a personagem", afirma Carla.
Denise associa Olimpia à figura do "zanni" na commedia dell'arte, o empregado-comediante.
Em "Trair e Coçar...", a traição propriamente não acontece. Por conta da confusão de um vendedor, o marido pensa que sua mulher trai, quando ela apenas quer manter o presente em segredo.
Marcos Caruso tinha 23 anos quando escreveu a peça, em 79, encenada somente cerca de sete anos depois de mofar na gaveta. O único que apostou no texto foi Attílio Riccó, que assina a direção desde 86. (VALMIR SANTOS)


Peça: Trair e Coçar... É Só Começar
Quando: qui., às 21h; sex., às 21h30; sáb., às 20h e 22h30; dom., às 19h
Onde: teatro Bibi Ferreira (av. Brigadeiro Luís Antônio, 931, tel. 3105-3120)
Quanto: R$ 20 e R$ 25 (sáb.)


Próximo Texto: Isto é Olimpia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.