São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2001

Próximo Texto | Índice

SHOW

Yothu Yindi, Spy V. Spy, GangGajang e The Chevelles tocam hoje no Via Funchal; coletânea com os grupos é lançada

Bandas australianas chegam à cidade

Divulgação
Os australianos do The Chevelles abrem a noite de shows de surf music, no Via Funchal, que recebe quatro bandas


MARCELO VALLETTA
DA REDAÇÃO

Quatro bandas australianas de pequeno/médio porte em turnê pelo Brasil tocam hoje em São Paulo. Agrupadas sob o rótulo surf music, vêm ao país patrocinadas por uma marca de cigarros de cravo.
Trata-se da primeira edição do Sampoerna Australian Surf Music, que consiste em 11 shows por dez cidades, a maioria delas litorânea. O evento começou em Salvador, seguiu por Aracaju, Guarapari e Rio de Janeiro. Após São Paulo, a trupe segue para Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Santos, Rio de Janeiro novamente e Maresias.
A atração principal é o Yothu Yindi, grupo que mistura música pop aos estilos tradicionais dos aborígenes do norte da Austrália. O som deles está mais para Tenda Raízes do Rock in Rio do que para surf music.
Duas das outras bandas já são razoavelmente conhecidas no circuito de shows de verão no país. As veteranas dos anos 80 Spy V. Spy e GangGajang tocam por aqui quase anualmente, desde meados da década de 90.
Completa o grupo a banda The Chevelles, conjunto de power pop com pouco mais de dez anos de atividade. Cada grupo tocará por cerca de 45 minutos, com exceção de The Chevelles, que se apresenta por 35 minutos. Contando com os intervalos, serão cerca de quatro horas dentro do Via Funchal.

Coletânea
Junto com a turnê, está sendo lançada uma coletânea com quatro músicas de cada uma das bandas pelo selo Tronador, que participa da produção do evento e pretende lançar 28 CDs de bandas australianas ainda este ano. Com tiragem inicial de 10 mil exemplares, a compilação, com o nome do projeto, não traz músicas novas.
Mas um produto inédito surgirá da turnê. A apresentação no ATL Hall, no Rio, no próximo dia 15, será gravada e lançada mundialmente em DVD.
Segundo Silvio Palmeira, um dos produtores da turnê dos australianos, trazer bandas internacionais semidesconhecidas custa até 50% menos do que promover evento semelhante com bandas nacionais como Charlie Brown Jr.
Os produtores pretendem que o Sampoerna Australian Surf Music aconteça anualmente, mas também querem trazer outros grupos no decorrer do ano. Para setembro, está prevista a vinda do Midnight Oil, mas as negociações ainda estão em andamento.




Show: Yothu Yindi, Spy V. Spy, GangGajang e The Chevelles
Quando: hoje, a partir das 22h
Onde: Via Funchal (r. Funchal, 65, Vila Olímpia, tel. 3846-2300)
Quanto: de R$ 40 a R$ 60
Patrocinador: Sampoerna




Próximo Texto: Artes plásticas: Artista espanhol explora umbigos de meninos de rua em exposição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.