São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Balé da Cidade apresenta peças inéditas na volta ao Municipal

Grupo dança pela primeira vez criação da diretora Lara Pinheiro

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Por linhas tortas, a diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo, Lara Pinheiro, ganhou um presente.
Sua primeira coreografia para a companhia estreia hoje no programa que marca o retorno do grupo ao palco do Theatro Municipal.
"A ideia não era essa. O previsto era voltar com "Paraíso Perdido" [de Andonis Foniadakis, que estreou em maio]. Mas temos uma agenda e não conseguimos segurá-la por conta do atraso na reforma. Foi por acaso", diz.
"Nos Outros" não traz inspirações filosóficas ou questões existenciais. Na obra, Pinheiro busca cruzar seu próprio gestual com o dos bailarinos e vice-versa. "Eu teria sido muito mais minimalista, mas esse elenco me leva a procurar mais o movimento. Não estou fazendo pesquisa de linguagem, estou fazendo uma peça para o Balé, algo que faça o público ver toda a potencialidade desse elenco", afirma.
De curta duração, a obra soma-se ainda a outra estreia na noite: "Cidade Incerta", do coreógrafo português André Mesquita, que decidiu trazer para a dança o "Livro do Desassossego", obra do poeta igualmente luso Fernando Pessoa (1888-1935).
"Não é uma tradução. Peguei o "Desassossego" como impulso para falar da existência, que é ruidosa e cheia de coisas sem resposta", diz. Coreograficamente, isso aparece em movimentos fragmentados e permeados por uma atmosfera pesada.
O programa da noite se completa com uma remontagem de "Divineia", de Jorge Garcia, criada em 2001 para o Balé e dançada exclusivamente por homens.

NOS OUTROS, CIDADE INCERTA E DIVINEIA

QUANDO hoje e amanhã, às 21h, sáb., às 20h, e dom., às 17h
ONDE Theatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 3397-0327)
QUANTO de R$ 10 a R$ 40
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: Krajcberg denuncia destruição da floresta em nova exposição
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.