São Paulo, Domingo, 08 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL
Maior evento de hip hop do país ainda apresenta Jungle Brothers e a dupla Xis e Dentinho hoje em SP
Bambaataa e De La Soul encerram Dulôco

Divulgação
O DJ Afrika Bambaata, que toca pela última vez em SP hoje


MARCELO NEGROMONTE
da Redação

Imagine um programa de Dia dos Pais com Afrika Bambaataa e Soul Sonic Force à tarde. No Sesc Itaquera, hoje, a partir das 16h20, é a última chance de assistir à apresentação de um dos capítulos fundamentais do hip hop e da boa música pop como é conhecida hoje.
Se o filho de Bambaataa, TC Slam, estará lá no palco, por que o seu pai não pode estar na platéia no terceiro e último dia do festival Dulôco 99, o maior do gênero no Brasil?
O inventor do electro-funk, com "Planet Rock" (82), e sua indefectível toalha nos ombros -"porque suo muito, mas pode virar um turbante", disse-, Bambaataa é das figuras lendárias e primordiais não só do hip hop, mas da música negra. Basta um pequeno passeio por www. zulunation.com para ter uma idéia de um dos espectros de Bambaataa, a Zulu Nation, organização quase religiosa da qual o DJ é um dos criadores.
"Queria fazer uma banda de música eletrônica com negros e retomar as raízes do funk, daí surgiu o electro-funk", explicou Bambaataa de modo resumido. "Eu sou um abençoado, na verdade, por levar diversão e conhecimento às pessoas", revelou o segredo.
Antes de Bambaataa, a dupla Xis e Dentinho sobe ao palco em Itaquera, às 15h30. O duo rapper está em fase de finalização do seu primeiro álbum, cuja produção ficou sob a responsabilidade do DJ dos Racionais, KL Jay, e que deve ser lançado pelo selo 4P.
A final da eliminatória do campeonato de break "Battle of the Year" tem início às 12h, junto com demonstração de grafite, em Itaquera (leia quadro ao lado).
O Sesc Belenzinho se despede do Dulôco 99 com o show do trio norte-americano De La Soul, que se apresentou ontem em Itaquera.

Jungle Brothers
O também trio Jungle Brothers (que, com De La Soul e A Tribe Called Quest, cujas características musicais eram parecidas entre si, formou o conglomerado Native Tongue) precede o De La Soul, depois dos brasileiros Posse Mente Zulu e Záfrica Brasil.
Assim como Bambaataa, os Jungle Brothers devem apresentar alguma coisa de drum'n'bass, parte da nova fase do grupo.
A partir das 17h, acontece uma batalha de MCs (mestres-de-cerimônia), com mediação de Primo Preto, ex-VJ do "Yo", da MTV. Para participar é simples: basta segurar o microfone e duelar com o outro participante, como uma disputa de repentistas, sob bases sampleadas por um DJ. O único impedimento é declamar versos decorados ou preexistentes.





















Texto Anterior: Restaurante é ponto de encontro
Próximo Texto: Holocausto ganha mais impacto em "Os Últimos Dias'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.