São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Índice | Comunicar Erros

"Timeless" recupera gênios da sonoridade

Cultuada série de três filmes investiga obra de músicos como o carioca Arthur Verocai

Divulgação
O instrumentista brasileiro Arthur Verocai em "Timeless"

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tudo começou em 2009 com a realização de concertos que visavam resgatar a obra de três músicos de distintas origens e sonoridades.
Etiópia, EUA e Brasil foram as paradas. Nascia assim a cultuada série "Timeless".
Formada por três filmes, "Timeless" visita a música de nomes tão diferenciados quanto geniais. Centrados nos concertos, com imagens de bastidores e conversas com os músicos, os filmes são independentes, cada um focando um compositor.
A presença brasileira é marcada por Arthur Verocai, carioca pouco conhecido mesmo por aqui. Verocai, 65, é autor de um álbum lendário de 1972, fora de catálogo por longuíssimo tempo.
Em 2003, um pequeno selo decidiu editá-lo nos EUA. O disco caiu nas graças de DJs e levou à (re)descoberta do músico. É exatamente esse álbum (titulado apenas "Arthur Verocai") que serve de base ao show.
Os outros dois artistas recuperados em "Timeless" são o produtor de hip-hop James "Dilla" Yancey (1974-2006), que tem seus beats relidos por uma orquestra; e o etíope Mulatu Astatke, criador do "Ethio-Jazz", marcado por elementos de funk, jazz e ritmos afro-latinos.
O diretor de "Timeless", o irlandês Brian Cross (mais conhecido como B+), disse à Folha que conheceu Verocai quando seu disco saiu nos EUA e que ficou tocado com os arranjos de cordas e a peculiar melancolia brasileira.
"No começo, foi assustador assumir um projeto com shows de pessoas que ninguém conhecia muito. Mas logo as histórias se espalharam e o público respondeu em grande estilo. O Brasil representa uma parte relevante [do projeto] e um ciclo se completa ao podermos levar o filme até aí", disse Cross.

TIMELESS

DIREÇÃO Brian Cross
QUANDO hoje, amanhã e sexta, às 21h30
ONDE Espaço Unibanco Augusta (r. Augusta, 1.475, tel. 3288-6780)
CLASSIFICAÇÃO não informada


Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.