São Paulo, Quarta-feira, 09 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA - CRÍTICA
Adolescentes com síndrome de perfeição

FÁTIMA GIGLIOTTI
da Reportagem Local

Ainda em fase de produção, "Comportamento Suspeito" estava sendo considerado a versão anos 90 do cultuado "Atração Mortal", drama niilista que deu fama de mau a seus dois protagonistas, Christian Slater e Winona Ryder. Esqueça. A única semelhança entre os dois filmes é o figurino de Katie Holmes, todo em couro preto, devidamente atualizado para virar moda.
Katie Holmes, aliás, está com tudo. Depois de se transformar na musa teen com o seriado "Dawson's Creek", exibido pela TV paga e uma verdadeira febre entre os adolescentes americanos, ela estourou com "Comportamento Suspeito" e foi a protagonista do filme de estréia na direção de Kevin Williamson, o roteirista da série "Pânico", o ainda inédito "Killing Mrs. Tingle".
Holmes é a marginal da escola de Cradle Bay, por quem o novato Steve (James Marsden) se interessa. Seu melhor amigo é o também marginal Gavin (Nick Stahl). Quando Gavin vira a casaca e entra para o turma dos Blue Ribbons, os conservadores que têm síndrome de perfeição e obedecem cegamente ao orientador da escola, o casal decide investigar o mistério.
Depois de uma série de aventuras arriscadas e charadas difíceis de solucionar, eles conseguem a ajuda inesperada de um servente da escola e acabam descobrindo uma séria conspiração de cientistas que chegam a fazer lobotomia nos alunos para deixá-los adequados a um certo modelo de comportamento.
O problema é que, quando os meninos sentem algum impulso sexual (ops!), ficam violentos e colocam todo o treinamento a perder. Mas há um pior: como identificar os culpados e encontrar um meio de acabar com eles.
O diretor David Nutter, que ganhou experiência nos seriados "Arquivo X" e "Millennium", deita e rola com roteiro bem-acabadinho de Scott Rosenberg ("Coisas para Fazer em Denver Quando Você Está Morto"), que se apropria dos clichês do gênero para melhorá-los com uma refinada ironia.
E não é preciso fazer um grande esforço de reflexão para identificar a crítica ao sistema educacional e à rigidez familiar (os pais são convocados para aprovar a adesão dos garotos aos Blue Ribbons, porque eles se transformam em bons alunos, esportistas, todos os chavões do mauricinho americano).
Se você percebeu alguma semelhança com o horror teen "Prova Final", dirigido por Robert Rodriguez, que está chegando ao vídeo no começo de junho, está certo. Você pode pensar que há alguma coisa errada quando dois filmes do mesmo gênero, com temas em comum e elenco de estrelas adolescentes adotam o mesmo hit na trilha sonora, "Another Brick in the Wall", do Pink Floyd. Engana-se.


Avaliação:   

Filme: Comportamento Suspeito Produção: EUA, 1999
Direção: David Nutter Com: Katie Holmes, James Marsden


Texto Anterior: Produção: Evento reúne executivas do cinema
Próximo Texto: O bom do dia: Célia Euvaldo volta com pinturas negras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.