São Paulo, terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Fernando Meirelles será a "Hebe Camargo" de debates sobre cinema

Diretor mediará encontros mensais que acontecem a partir de hoje, no HSBC

DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje, às 19h30, com sessão de "Verônica" seguida de debate, o HSBC Belas Artes lança uma série de encontros mensais para aproximar o público das produções nacionais. Por R$ 4, sempre na terça-feira que sucede a estreia, a plateia assiste a um filme brasileiro e conversa com diretor e elenco.
Fernando Meirelles, 53, cuja produtora, O2, é sócia do Belas Artes, é um dos idealizadores do projeto, que terá o próprio diretor ("Cidade de Deus" e "Ensaio sobre a Cegueira") como mediador.
"Vou ser o host, a Hebe Camargo", brinca. Ao menos quando estiver em São Paulo -no encontro de março, Meirelles deve ser substituído por causa de uma viagem à Espanha. Nos outros meses, promete comparecer.
Ele conta que a ideia surgiu depois de participar de debates sobre seus filmes no exterior. "Faço muito o que eles chamam de "Q&A", "question and answer", e acho muito legal o clima que cria, de conversa entre plateia, diretor e atores. No Brasil, isso não acontece muito. O debate, não sei se porque tem muita gente do meio, começa falando sobre o filme e termina falando de mercado, problemas de produção, de distribuição, leis do audiovisual."
Com a série no HSBC, Mei- relles pretende promover uma conversa "descontraída", sem "clima acadêmico". "É interessante para o cinéfilo saber como o filme é feito, pensado, como o ator se prepara..."
O diretor, que não decidiu ainda qual será o seu próximo longa ("Estou entre dois roteiros de comédia"), pretende levar ao cinema, enquanto isso, uma versão de uma hora e meia da série "Som e Fúria", que estreia em julho na Globo, seguida de conversa com diretores e elenco. "É a TV no cinema", diz.
Segundo ele, após este primeiro semestre de debates, o HSBC poderá trazer diretores estrangeiros para o encontro. (CRISTINA FIBE)


Próximo Texto: Silvia Machete volta a SP com seus bambolês em show no Sesc
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.