São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Índice

Mostra exibe cem vídeos de dança em Pinheiros

Dança em Foco reúne produções de 31 países

Divulgação
Cena do vídeo francês "Nora", da africana Nora Chipaumire

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há seis anos, quando bolou o primeiro festival brasileiro de vídeo e dança, o coreógrafo Paulo Caldas teve dificuldades para montar uma programação nacional e internacional. A partir de amanhã, a quarta edição do Dança em Foco em São Paulo reflete que o cenário mudou.
A Mostra Internacional de Vídeo/Dança, principal eixo do evento no Sesc Pinheiros, reúne cem produções de 31 países, num total de 25 horas de exibição. Entre eles, vídeos da Cinémathèque de la Danse de Paris inéditos no Brasil.
"Hoje, um celular é uma filmadora em potencial, e um computador mediano é capaz de editar um vídeo de dança. Além disso, o YouTube expôs esses trabalhos, estimulando a produção", diz Caldas, curador ao lado de Eduardo Bonito.
Para estimular a produção nacional, o festival monta a programação a partir de inscrições de todo o país. Foi criada uma bibliografia tratando do tema, até então inexistente, com quatro livros já lançados. E hoje, além das edições fixas no Rio e em São Paulo, há mostras em cidades como Belém, Manaus, Teresina e Goiânia.
Aqui, haverá mesa-redonda, palestras e oficinas. Na mostra internacional, destaque para os vídeos franceses de nomes como Philippe Decouflé e Carolyn Carlson, coproduções como "Nora" (2008), da africana Nora Chipaumire. Há ainda o projeto "Terceira Margem", de artistas nordestinos.


DANÇA EM FOCO

Quando: ter. a qui., das 13h às 21h30; até 22/8
Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400)
Quanto: gratuito
Classificação indicativa: 16 anos


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.