São Paulo, sábado, 10 de setembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Gotan Project apresenta show visual hoje

Trio de tango mostra espetáculo que também virou DVD, com projeções e efeitos de luz e som

MARCOS GRINSPUM FERRAZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O show que o Gotan Project apresenta hoje, em São Paulo, está muito mais para uma "instalação de arte" do que para um "musical de tango", segundo Philippe Cohen, integrante do trio.
Com cenário e figurinos sofisticados, intensos efeitos de luz e projeções de vídeo, o espetáculo será semelhante ao filmado em Paris este ano para o DVD "3.0 Tango Ao Vivo" -que vai ser lançado no Brasil na próxima semana.
"A gente tenta trazer a plateia para uma viagem musical e visual", diz o francês Cohen, que, ao lado do argentino Eduardo Makaroff e do suíço Christoph Müller, compõe o grupo, sediado na França.
"Uma viagem entre Paris e Buenos Aires, entre passado e futuro, tradição e modernidade", continua, explicitando alguns dos motivos pelos quais o grupo foi responsável por uma revolução no tango nos anos 2000, ao misturar o estilo tradicional argentino com a música eletrônica.
A turnê sul-americana começou na quinta em Olinda.
O grupo ainda seguirá por Brasília, Rio, Porto Alegre e, por fim, Buenos Aires. Apenas uma noite no país do tango, já que, segundo Cohen, há muito mais mercado para seus shows no Brasil.
O repertório apresentado é basicamente o do terceiro CD do grupo, "Tango 3.0", lançado em 2010. No disco, o tango vem misturado a estilos bem distantes do rio da Prata, como o jazz e o blues.
Segundo Cohen, a pesquisa musical faz parte de uma busca constante por originalidade, sem a repetição de fórmulas que já deram certo.
"O primeiro CD era para levar o tango para as pistas de dança; o segundo, para se aprofundar mais no universo do folclore argentino; agora, tentamos levar o tango para fora de seu território -e longe de seus clichês-, indo até o Mississippi, por exemplo."

GOTAN PROJECT
QUANDO hoje, às 22h
ONDE Via Funchal (r. Funchal, 65; tel. 3846-2300)
QUANTO de R$ 150 a R$ 350
CLASSIFICAÇÃO 12 anos




Texto Anterior: Judas Priest puxa noitada heavy metal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.