São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Entre os nomes apresentados está o trio inglês de house X-Press 2; festival não será encerrado por brasileiro neste ano

Skol Beats fecha escalação de palco principal

Divulgação
O trio britânico X-Press 2, atração confirmada para o palco principal do Skol Beats deste ano


THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

O principal palco do Skol Beats, o Outdoor Stage, já está com sua escalação confirmada. E, com ela, duas grandes surpresas.
Um dos principais nomes da house mundial, o trio X-Press 2, vem ao festival. E, quebrando a seqüência iniciada há dois anos, em 2004 a tarefa de fechar o evento ficará com um estrangeiro: o canadense Richie Hawtin.
O Skol Beats acontece em 24 de fevereiro, no complexo do Anhembi. A organização espera atrair público de 45 mil pessoas (no ano passado, foram 43 mil). Há a possibilidade de o evento ocorrer também em 22 e 23 de abril, com a realização de palestras e workshops com DJs e produtores, mas ainda depende de obtenção de patrocínios.
Chamado de maior festival de música eletrônica da América Latina, o Skol Beats recebeu no ano passado 70 atrações, sendo 42 nacionais e 28 estrangeiras. Em 2004, esses números não devem sofrer variações grandes.
A primeira edição do festival aconteceu em 2000, no autódromo de Interlagos. Eram 49 DJs, assistidos por 18 mil pessoas. No ano seguinte, foram 42 DJs (público: 20 mil). Em 2002, em seu último ano sediado em Interlagos, o festival e suas 54 atrações atraíram 40 mil clubbers.

A vez do Canadá
Desde 2002 um DJ é encarregado de fechar o Skol Beats, das 7h às 9h, no palco principal. É um momento de consagração para o DJ, pois é o horário em que todas as outras tendas já encerraram e o público se concentra no Outdoor Stage. No primeiro ano, o responsável foi o paulista Mau Mau; em 2003, o mineiro Anderson Noise.
Richie Hawtin, o canadense que será o encarregado da apoteose do evento neste ano, esteve no Skol Beats de 2001, e seu set de tecno foi considerado o melhor daquele ano. Lançou, em 2003, o álbum "Closer", com seu projeto Plastikman.
Hawtin será precedido pelo inglês Dave Clarke, também de tecno, também importantíssimo no cenário internacional e que também já esteve em um Skol Beats (2003). Desta vez, Clarke se apresentará por apenas uma hora, tocando ao vivo (live PA) suas próprias músicas. Ele lançou, há alguns meses, seu primeiro disco, "Devil's Advocate".
A house music vem bem representada no palco principal: com o trio britânico X-Press 2 (que retorna ao país após apresentação no Free Jazz de 2001) e com a dupla Basement Jaxx -esta a grande atração de todo o evento.
O grupo já tem três ótimos álbuns, entre eles "Kish Kash", que chegou ao Brasil no final do ano passado.
O electro aparece com o italiano Benny Benassi (do hit "Satisfaction", e que tem fama de apelar um pouco demais para o comercial) e com a dupla americana Fischerspooner (este é uma incógnita; lançaram um hit excelente, "Emerge", e um disco médio, "#1", em 2002, e depois sumiram).
O time internacional do Outdoor Stage finaliza com o holandês Marco V., de progressive e trance, e com o inglês Paul Jackson, de house e progressive.
Dos brasileiros, destaque para a apresentação do projeto XRS, dos DJs Xerxes e Marky, e para os live PAs do gaúcho Philip Braunstein e de Benzina (de Edgard Scandurra, do grupo Ira!).
Além destes nomes, já estão fechados para as tendas do Skol Beats Derrick Carter (EUA), Agoria (França), Mauro Picotto (Itália), Josh Wink (EUA), Darren Emerson (Inglaterra) e Roni Size (Inglaterra).


Próximo Texto: Panorâmica - Artes plásticas: Oficina Virgilio abre matrículas para 4 cursos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.