São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DRAMA

Bem realizado, longa frustra quem busca filme romântico para Dia dos Namorados

Divulgação
Os atores Ryan Gosling e Michelle Williams em cena do filme

CRÍTICO DA FOLHA

Atenção, casais ou pretendentes: quem for ao cinema ver "Namorados para Sempre" esperando uma história sensível sobre paixão eterna periga sair em pedaços.
Apesar do título oportunista, que não tem absolutamente nada a ver com o original em inglês ("Blue Valentine", algo como "namorado triste"), e do lançamento igualmente oportunista, bem no fim de semana do Dia dos Namorados, o filme é um drama intenso sobre a desintegração de um casamento.
Quando a história começa, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) estão casados há tempos e com uma filha pequena, Frankie (Faith Wladyka).
As coisas não parecem bem com o casal: pequenos atritos terminam em brigas e discussões violentas.
A narrativa volta ao passado, mostrando, em "flashbacks", como eles se conheceram e se apaixonaram. O diretor Derek Gianfrance mostra as duas fases da vida do casal usando estéticas distintas: o passado, época feliz e sonhadora, é filmado em planos mais abertos e longos; o presente é mostrado de forma mais claustrofóbica, com planos fechados e uma edição rápida.
Assim, voltamos no tempo e vemos Dean, recém-contratado por uma firma, cortejando Cindy, que tem um namorado, Bobby (Mike Vogel), sujeito temperamental e violento, que não aceita o romance dela com Dean. Anos depois, Bobby retorna à vida do casal, com consequências problemáticas.
O filme não se aprofunda nas razões que levam ao fim da relação. Apenas mostra, de forma contundente, o crescente abismo que surge entre o casal.
As atuações são ótimas. Williams e Gosling foram indicados ao Globo de Ouro, e a atriz recebeu uma indicação ao Oscar (ganho por Natalie Portman, de "Cisne Negro").
Enfim, "Namorados para Sempre" é um filme muito bem realizado, com uma história tão envolvente quanto melancólica. Só não é o filme ideal para o Dia dos Namorados, como o título em português sugere.
(ANDRÉ BARCINSKI)

NAMORADOS PARA SEMPRE

AVALIAÇÃO bom


Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.