São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2001

Próximo Texto | Índice

MÚSICA

"Samba em Sampa" começa hoje à noite no Crowne Plaza com apresentação de Elton Medeiros com Virgínia Rosa

Evento une velha e nova geração do samba

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

O samba pede passagem e abre alas às novas gerações. Inaugura-se hoje, no Crowne Plaza de São Paulo, o projeto "Samba em Sampa", que parte do princípio de reunir sambistas da antiga e jovens, do Rio e de São Paulo.
A idealização é dos irmãos e homens de teatro Sérgio e Cláudio Mamberti, que selecionaram para abrir a temporada de encontros, que segue até 30 de setembro, o velho carioca Elton Medeiros e a jovem paulista Virgínia Rosa.
O acompanhamento é do jovem e paulistano Quinteto em Branco e Preto, que deve estar presente na maioria dos shows do projeto.
O ator Sérgio Mamberti, 62, explica, de início, seu vínculo com a música: "Nos anos 60, havia uma vizinhança de todas as artes, e isso trago até hoje. Nesse espírito, iniciamos o teatro do Crowne Plaza como um espaço de resistência cultural. Abriu dez dias depois do Plano Collor, que arrasou com tudo, e mesmo assim no primeiro ano 800 artistas passaram por seu palco. Minha ligação com a música se fortaleceu aí".
A opção pelo samba no atual projeto ele justifica revendo seu passado: "Estava no Rio com "O Inoportuno", dirigido por Antônio Abujamra, quando Nara Leão me apresentou "Acender as Velas", de Zé Keti, me falou do [bar e espaço musical" Zicartola. Vejo o samba como talvez a espinha dorsal da música popular brasileira".
Mamberti faz a ponte com os dias de hoje: "Aproveito este momento em que há um movimento de samba jovem em São Paulo, com as rodas de samba do Samba da Vela, em Santo Amaro. O que há de original no projeto é que pretende fazer um panorama do samba, com foco nas misturas".
O projeto irá culminar em duas apresentações especiais, em 29 e 30 de setembro, que fecham com história e memória a empreitada. No dia 30, os baluartes da velha-guarda Monarco e Casquinha homenageiam os cem anos de nascimento de Paulo da Portela (1901-49), fundador da escola de samba.
Mas momento ímpar deve acontecer uma noite antes, em homenagem a Clementina de Jesus (1902-87). Ali se reunirão os remanescentes do Rosa de Ouro, que em 65 fizeram o acompanhamento da revelação tardia da então já sexagenária cantora. Era o show "Rosa de Ouro", liderado por Clementina e pela cantora e ex-vedete Araci Cortes.
Estarão juntos Paulinho da Viola (que em 65 era adolescente), Elton Medeiros, Nelson Sargento e Jair do Cavaquinho (fica faltando Anescar do Salgueiro, que já morreu), além do idealizador do "Rosa de Ouro", Hermínio Bello de Carvalho, e do diretor original, Kléber Santos.
Mamberti admite que não vai caber tudo isso no espaço de 153 lugares do teatro. "Vamos abrir a parte toda do bar, fazer uma roda de samba. Estou tentando colocar um telão no bar, para que se possa assistir aos shows de lá."
Da estréia de hoje até o final, um "quem é quem" do samba será promovido no palco do teatro. Os cariocas Ivone Lara, Wilson das Neves, Nelson Sargento, Guilherme de Brito e Nei Lopes e os paulistas Jair Rodrigues, Noite Ilustrada, Paula Lima, Paulo Bellinati e Mônica Salmaso são os cabeças de chapa da programação.
Em participação especial, se integrarão a eles as cantoras contemporâneas Virgínia Rosa, Carmem Queiroz, Suzana Salles (que cantará sambas do paulista Paulo Vanzolini), Cida Lobo e a puxadora da escola de samba paulistana Unidos do Peruche Denise.
Todos os shows serão gravados em vídeo, fornecendo material para um documentário dirigido por Rogério Rozemblit. A edição em CD também está prevista.
Mamberti fala sobre as pretensões do "Samba em Sampa". "O Crowne lançou em São Paulo nomes como Cássia Eller e Zélia Duncan, ainda como Zélia Cristina. Ali as pessoas vão ouvir pela primeira vez Paula Lima cantando samba. Queremos fazer uma nova edição no ano que vem, se possível torná-lo permanente. Usando também o bar, o que eu queria era fazer um novo Zicartola. Espero que seja uma estufa, até mesmo um movimento", sonha.



Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.