São Paulo, terça, 11 de agosto de 1998

Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Série de gravuras, a partir de hoje na Pinacoteca do Estado, mostra relação com Marie-Thérèse Walter
"Suíte Vollard" traz amor de Picasso

Divulgação
"Modelo e Grande Cabeça Esculpida", água-forte de Pablo Picasso da "Suíte Vollard"


CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

Apesar de cair como um poderoso meteoro em um mar de pinturas, a série de gravuras "Suíte Vollard", de Pablo Picasso, que a Pinacoteca exibe a partir de hoje, rapidamente é envolvida e se mostra adaptada e coerente com o conjunto da produção do artista.
"Suíte Vollard" é um conjunto de cem gravuras realizadas por Picasso (1881-1973) entre setembro de 1930 e março de 1937, encomendadas por Ambroise Vollard, marchand e gravador francês que havia comprado as primeiras gravuras do artista, em 1904.
O ano de 1937 é um dos mais marcantes na vida do artista. Em 26 de abril, os nazistas bombardearam o vilarejo de Guernica, deixando mais de 2.000 mortos, fato que lhe rendeu seu mais famoso painel. Naquele mesmo ano, Picasso realizou "Mulher Sentada", retrato de sua jovem amante, Marie-Thérèse, e obra-prima de composição cubista.
Em grande parte, a série relaciona-se com sua nova amante, Marie-Thérèse Walter. Das cem gravuras, 48 são glorificações desse seu novo amor e constituem o núcleo principal de "Suíte Vollard". A série reflete esse amor entre um homem maduro (cerca de 50 anos) por uma jovem esportiva de cerca de 20 anos.
A série guarda as características de sua fase neoclássica, com traços simples, rápidos e puros. Retrata cenas de ateliê ou mitológicas, em que explora temas como o sonho, o desejo, o sexo, a violação, sempre protagonizadas pelo artista (por vezes transfigurado em minotauro) e uma jovem nua e voluptuosa, sua nova amante.
As gravuras guardam ainda influências de seu primeiro momento em Paris, quando passava horas no Louvre observando as estatuárias grega e romana.
"Suíte Vollard" já foi exibida no Masp, em 1986, e recebeu cerca de 70 mil visitantes, um recorde mantido até os anos 90, quando os museus passaram e investir pesado em marketing cultural.


Mostra: Picasso - Suíte Vollard (cem gravuras) Onde: Pinacoteca do Estado (praça da Luz, 2, tel. 227-6329) Vernissage: hoje, às 20h Quando: de terça a domingo, das 10h às 18h; até 11 de outubro Quanto: R$ 5 e R$ 2 (meia); maiores de 65 anos e menores de 7 anos não pagam



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.