São Paulo, Sábado, 11 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

CONCERTO
Programação 1999/2000 do Metropolitan Opera House de Nova York será transmitida pela emissora
Récitas vão ao ar pela Cultura FM

IRINEU FRANCO PERPETUO
especial para a Folha

A partir de hoje, as vozes de astros internacionais, como Plácido Domingo, Bryn Terfel, Renée Fleming e Jennifer Larmore, poderão ser ouvidos ao vivo em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Um acordo da Cultura FM (103,3 MHz) com a companhia norte-americana de energia Texaco (que patrocina a radiodifusão das montagens do Metropolitan Opera House de Nova York há 40 anos) está viabilizando a transmissão ao vivo, para o Brasil, de récitas da temporada 1999/2000 do Met (como o teatro é conhecido). Pela primeira vez, em 60 anos de existência, o evento será transmitido para a América do Sul.
Ao todo, serão transmitidos 20 títulos, até 22 de abril, sempre aos sábados, às 15h. O sinal da Cultura FM será retransmitido pela Rádio MEC FM, do Rio de Janeiro, e pela Super Rádio FM, de Brasília, ficando disponível, ainda, no canal 106 dos assinantes da Tecsat.
É difícil exagerar a importância dessas transmissões. O Metropolitan de Nova York é uma das mais destacadas casas de ópera do planeta, com produções que estabeleceram paradigmas internacionais de qualidade.
A primeira montagem a ir ao ar é "Lucia di Lammermoor", de Donizetti, com a soprano norte-americana Ruth Ann Swenson e o tenor mexicano Ramón Vargas.
Seguem-se uma elogiada nova produção de "Tristão e Isolda", de Wagner; as "Bodas de Fígaro", de Mozart , no Natal; e, no primeiro dia do ano 2000, "The Great Gatsby", ópera de John Harbison, baseada no romance homônimo de Scott Fitzgerald, que está tendo sua estréia mundial nesta temporada.
No ano que vem, o destaque é a transmissão, nos meses de março e abril, das quatro óperas ("Das Rheingold", "Die Walküre", "Siegfried" e "Götterdämmerung") que compõem o ciclo "O Anel dos Nibelungos", de Wagner, todas com regência do diretor artístico do Met, James Levine.
"Die Walküre", com transmissão marcada para 1º de abril, terá o tenor espanhol Plácido Domingo no papel de Siegmund.
Renée Fleming interpreta a Marechala no "Cavaleiro da Rosa", de Richard Strauss, em 29 de janeiro; Bryn Terfel canta os quatro vilões de "Os Contos de Hoffmann", de Offenbach, dia 12 de fevereiro; e Jennifer Larmore é a protagonista de "La Cenerentola", de Rossini (11 de março).
Também dignas de menção são as novas produções de "Mefistofele", de Arrigo Boito (19 de fevereiro) e da opereta "A Viúva Alegre" (4 de março, cantada em inglês), de Léhar.
Mais informações, inclusive sinopses, no site www.metopera.org.com.


Programa: récitas da temporada 1999/ 2000 do Metropolitan Opera House de Nova York
Quando: de hoje a 22 de abril de 2000, sempre aos sábados, às 15h
Emissora: Cultura FM (103,3 MHz)


Próximo Texto: Orquestra Sinfônica Municipal revisita cem anos de música
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.