São Paulo, Sábado, 11 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
"Brasil Terra Virgem" é lançado hoje com exposição complementada por ilustrações de Rugendas
Livro encerra sete anos de aventuras


ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Com uma festa no Espaço Eva Modiano, no bairro do Itaim, que começa ao meio-dia e termina às 20h, será lançado hoje o livro "Brasil Terra Virgem", acompanhado da exposição homônima, que encerra o Projeto Brasil Aventura, fruto de sete anos de trabalhos de Roberto Linsker e Ana Augusta Rocha.
A exposição reproduz algumas imagens do livro que, por sua vez, foi dividido em capítulos, como se se roteirizasse a história do Brasil, o que facilita a leitura dos textos e das fotos.
Logo no início, o capítulo "Raízes" redescobre os índios, portugueses e africanos, entremeando as fotos com painéis de Nuno Gonçalves e ilustrações de Rugendas, que mostram os tipos de negros que vieram para o Brasil na época da colonização.
"Tronco" destaca a fé que nos sustenta. A paisagem da terra descoberta por Cabral, da Mata Atlântica às montanhas, das serras às cidades coloniais, estão no capítulo "Ramos".
Nesse capítulo também estão as águas dos rios amazonenses, as chapadas Diamantina (BA) e dos Guimarães (MT), chegando ao sertão e às caatingas.
As imagens de Roberto Linsker, Leopoldo Plentz, Pedro Martinelli, Ed Viggiani, entre outros fotógrafos participantes, propõem reflexões sobre a questão angustiante ligada ao desaparecimento das belezas naturais em proveito do progresso.
Essa questão esteve presente em todo o percurso do projeto e é afirmada novamente pela jornalista Ana Rocha no prefácio da publicação.
"Meu grande medo é que as mudanças ocorram rápido demais e que, no turbilhão da globalização, das concessões e do "progresso", venhamos a perder parte preciosa de nossa identidade."
É provável que a parte mais preciosa dessa identidade citada pela jornalista seja a população indígena do país.
Ela já está sendo aniquilada por doenças, como a Aids, e tendo suas reservas de grande beleza natural invadidas.
Segundo a Fundação Nacional de Saúde (FNS) e o Departamento de Saúde da Funai (Fundação Nacional do Índio), cerca de 60% dos 350 mil índios brasileiros, perto de 210 mil índios, sofrem de diversas doenças.
Entre os caiapós, no Mato Grosso, o problema é a tuberculose. Entre os povos que vivem às margens do rio Negro, na Amazônia, muitas terras indígenas estão afetadas por doenças como a hepatite B.
Entre os ianomâmis, o problema é a malária, que possui alto índice de contaminação, além da incidência da morte de bebês com um ano.


Exposição: Brasil Terra Virgem Quando: hoje, das 12h às 20h; seg. a sex., das 9h30 às 19h; sáb., das 10h às 15h. Até 31 de dezembro Onde: Espaço de Arte Eva Modiano (r. Joaquim Antunes, 747, Itaim, tel. 853-0422) Quanto: entrada franca Livro: editora Terra Virgem (252 págs., R$ 80 no lançamento; R$ 90, nas livrarias)

Texto Anterior: Música: Olho Seco é homenageado hoje em SP
Próximo Texto: Artes Cênicas: Nau coloca Pietro e Lina nas alturas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.