São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Clássico para crianças da autora Ruth Rocha tem 11 atores-mirins
"Marcelo, Marmelo", a peça, estréia hoje no Tom Brasil

Divulgação
Elenco da peça dirigida por Zeca Andrade junta crianças e adultos


MAURÍCIO MARTINS
free-lance para a Folha

Quem não se lembra daquele menino curioso, que adorava ser chamado por "marmelo", acreditava que o melhor nome para seu cachorro era "latildo" e resolveu dizer que a cozinha era o "comedor"?
Pois, para matar a saudade de adultos e conquistar novos fãs, "Marcelo, Marmelo Martelo", um clássico da literatura infantil brasileira, estréia hoje, às 16h, no Tom Brasil, numa adaptação do diretor Zeca Andrade.
Todos conhecem bem a história do menino que questiona o porquê do seu nome e o de todas as coisas.
Aos poucos, ele começa a adotar um novo vocabulário, o que acaba tornando impossível a comunicação entre o garoto e seus pais.
Além dessa história, a edição original continha outras duas. "Terezinha e Gabriela" conta a trama de duas meninas que não conseguem se relacionar bem. "O Dono da Bola" traz um garoto egoísta que, sem querer dividir seu brinquedo, acaba não tendo mais com quem brincar.
No espetáculo, o diretor optou por unificar as histórias, colocando como protagonista uma turma de colegas de escola. Haverá também um teatro de bonecos, que fará o papel das crianças, no meio do espetáculo
Segundo a escritora, que comemora 30 anos de carreira, o projeto tem-lhe dado grande gratificação.
Ela destaca o trabalho do diretor da peça, o educador Zeca Andrade, e de Josué Nonato Alves, que faz a preparação vocal das crianças no palco. Nenhum dos 11 atores-mirins teve qualquer experiência anterior com teatro, o que, para Ruth, é compensado pelo trabalho dos diretores.
"Elas têm tido aulas de canto e dança há três meses e a evolução delas é visível", conta a autora.
Entre os principais nomes do elenco estão André Latorre, Caco Mattos e Karla Cimini.
A marca de Ruth Rocha são os títulos longos e originais. A escritora já escreveu cerca de 130 livros, entre os quais grandes sucessos como "O Reizinho Mandão", "Faca sem Ponta Galinha sem Pé", entre outros.
Às 14h30 haverá uma concentração na frente do Tom Brasil, com fanfarra, homens com perna-de-pau e muita brincadeira. Os atores chegam às 15h30, se dirigindo, então, para o palco.
Para Ruth, o livro é uma obra sobre a tolerância e as diferenças entre as pessoas: "É a tese de que ninguém melhor do que os pais para entender seus filhos. Afinal, é a obrigação deles".


Peça: Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha Quando: sáb. e dom., às 16h Onde: Tom Brasil (r. Olimpíadas, 66, tel. 820-2326) Quanto: de R$ 15 a R$ 25

Texto Anterior: Música: Ben Jor diz saravá a Mário de Andrade
Próximo Texto: Estréia de "Caderno Rosa" é cancelada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.