São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

Depois de Berlim e Rio, "Kseni" chega a São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Jocy de Oliveira é uma das grandes damas da música erudita brasileira. Será a compositora residente do próximo Festival de Inverno de Campos do Jordão. Também pianista e escritora, ela é a autora da ópera "Kseni", estreada no ano passado em Berlim, com três récitas recentes no Rio e que será apresentada amanhã, sábado e domingo no Sesc Pinheiros.
É um espetáculo híbrido de 70 minutos, que reúne teatro, em alemão e português, fitas eletroacústicas e projeção de vídeo. A personagem-título significa "a estrangeira", em grego, e se baseia em Medéia.
Foi justamente sobre essa personagem de Eurípedes que Jocy encontrou há alguns anos uma música anônima medieval francesa, em Langue d"Oc, na qual retrabalhou e transformou "numa célula de todo o espetáculo".
"Medéia é a estrangeira, a desterrada, a rejeitada pelos gregos", disse ela à Folha. Transforma-se na ópera "em figura que reivindica o direito de ser diferente". É, por fim, "uma personagem atemporal".
Em cena estarão dez músicos, sem regente. No elenco, a soprano e atriz Sigunde von Osten interpretará a personagem nos dias 13 e 14. No dia 15 será Gabriela Geluda. Há também a atriz Helena Varvaki e o menino e cantor Henrique Tinoco, em todas as récitas.
O espetáculo se divide em cinco cenas, representadas sem intervalos: "Medea Profecia", "Revenge of Medea", "Who Cares If She Cries", "Nenhuma Mulher Civilizada Faria Isso" e "Medea Ballade".
Nascida em Curitiba, formada em São Paulo e radicada no Rio, Jocy de Oliveira estreará no próximo dia 21 uma nova peça multimídia de sua autoria, "Solo". Será no Teatro Bauhaus, de Berlim, e trará a soprano Katia Guedes. (JBN)


KSENI
Quando:
dias 13 e 14, às 21h, e 15, às 18h
Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400)
Quanto: de R$ 15 a R$ 30


Texto Anterior: Antunes é militante como a personagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.