UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA

"O Rei Davi" é a primeira peça tocada pela orquestra, que este ano alcança maior número de assinaturas

Osesp bate recorde e volta com Honegger

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado) põe fim hoje à noite ao jejum musical a que submeteu seu público por quase três meses: traz, em seu primeiro programa, "O Rei Davi", peça sacra do compositor francês Arthur Honegger (1892-1955), e, nos dois últimos concertos do mês, a "Sinfonia nš 6", das mais belas e tensas do austríaco Gustav Mahler (1860-1911).
A temporada 2003 terá uma particularidade inédita na história da música sinfônica no Brasil. São as 7.093 assinaturas -2.000 a mais que no ano passado. Para a orquestra, diz seu diretor artístico, John Neschling, trata-se de uma prova de confiança no padrão musical criado desde que o conjunto, sob sua direção, foi reformulado em 1997.
Para o público, por causa de tantas assinaturas, será a partir de agora menor o número de ingressos avulsos disponíveis. Com 2.000 assinaturas a mais não restariam ingressos nas bilheterias. Por isso, é possível que, além das quintas e sábados, seja também feita uma terceira récita semanal.
"O Rei Davi", no programa de hoje e de sábado, estreou em 1921. Terá o Coro da Osesp, dirigido por Naomi Munakata.
Nos dias 27 e 29 quem rege é o diretor-adjunto, Roberto Minkzuk. Será dele a "Sinfonia nš 6", de Mahler. Complementando o programa, a orquestra interpreta uma peça do compositor húngaro contemporâneo Giorgy Ligeti.
A "Sexta" de Mahler (1906), com seu "allegro moderato" final marcado por extrema amargura, traz em seus quatro movimentos uma síntese da relação de íntimo e cruel mal-estar. O compositor o traduz, por exemplo, por arpejos em notas mais graves que contêm a fluidez das melodias.


OSESP - TEMPORADA 2003. Quando: às quintas, às 21h, e sábados, às 16h30. Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nš, centro, tel. 3337-5414. Quanto: de R$ 16 a R$ 52.


Próximo Texto: Artes plásticas: Mostra confronta tempo e forma
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.