UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

É TUDO VERDADE

"Brook por Brook - Um Retrato Íntimo" é exibido hoje, último dia do festival, às 15h, no Cinesesc

Obra simboliza a transmissão de um legado

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

Peter Brook, o encenador, pode ser conhecido pelos filmes que fez ("Encontro com Homens Notáveis" e "O Mahabarata" são os mais acessíveis no Brasil) ou pelos espetáculos que montou (sua versão de "Hamlet" passou por aqui no ano passado). O achado do documentário "Brook por Brook - Um Retrato Íntimo", assinado por seu filho Simon Brook, é desvelar Peter Brook, o homem. E se o filme nos faz concluir que por trás do grande encenador está um grande homem, isso não se dá de forma banal, puramente congratulatória.
Simon Brook usa a veia mais atual e interessante desse gênero, o retrato pessoal, mas escapa de suas piores armadilhas (o culto à personalidade, a intromissão na intimidade). Estando tão próximo de seu "objeto", ele compreende que homem e encenador são um só, e que o teatro de Brook é reflexo indissociável de sua pessoa. Ele sabe quais informações íntimas são necessárias para compreender melhor a formação de Peter Brook e sua trajetória profissional, absolutamente singular.
Fica bem claro, ao longo do documentário, que o trabalho de Brook não se resume a uma coleção de espetáculos ególatras, marca registrada do teatro contemporâneo. Diretor de recursos simples e ultra-sofisticados, ele desenvolve um processo radicalmente humano e democrático, que resulta numa forma ("amar o teatro é amar a forma", ele diz, a certa altura).
É por meio do documentário que também sabemos, o que acaba sendo mais importante, quem foi o pai de Peter Brook. Quando aspirante a cineasta, Peter Brook também fez um filme sobre seu pai, que, como o neto, se chamava Simon. Imagens desse curta-metragem encerram o filme atual.
E é assim que, como todo bom documentário, "Brook por Brook" supera o mero retrato em movimento para se tornar um belíssimo filme sobre a transmissão de um legado, de geração para geração.


Brook por Brook - Um Retrato Íntimo
    
Produção: França/Bélgica, 2001
Direção: Simon Brook
Quando: hoje, às 15h, no Cinesesc (r. Augusta, 2.075, tel. 3082-0213)



Texto Anterior: Para ouvir os clássicos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.